sexta-feira, outubro 29, 2010

UNIMONTES PREPARA ELEIÇÃO PARA MUDAR REITOR E VICE

O vice-reitor e médico João Canela tem como vice a pró-reitora Ivete Almeida.


O professor e médico Itagiba de Castro Filho está na chapa de oposição.

Clima de expectativa na Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. Na próxima quinta-feira, 04, será realizada eleição para escolha do reitor e vice-reitor que irão gerir a Unimontes no período de 2011 a 2014. Os mais votados vão compor uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Antonio Anastasia que nomeará os escolhidos.

A votação começará oito da manhã e terminará às dez da noite. A universidade terá aula, normalmente, nesta data. No campus sede, serão 9 locais de votação. Além disso, serão espalhadas 13 urnas pelos outros campi de Minas.

O processo eleitoral envolve professores, cujos votos têm peso de 70%; servidores, com peso em 15% e cerca de onze mil alunos, que também o voto vale 15%.

Cada candidato indicará uma lista com nomes de fiscais que ficarão responsáveis por cada local de votação.

A apuração começará 8 da manhã do dia 05 de novembro. Serão 4 turmas apuradoras. De acordo com o vice-presidente da comissão eleitoral para composição da lista tríplice, Leonardo Linhares, o horário do término da apuração é imprevisível visto que eles vão aguardar as urnas de outras localidades. Com relação ao comparecimento dos eleitores ele afirma que mesmo com o feriado prolongado o número de eleitores será bom. “A universidade está envolvida no processo. Os candidatos fizeram ampla campanha e o grau de envolvimento será alto.” – afirma Linhares.

Hoje, a Unimontes possui 44 cursos e é considerada a maior instituição de ensino superior do Norte de Minas.

CANDIDATOS

O atual vice-reitor e médico João dos Reis Canela é candidato e tem como vice a pró-reitora de ensino Ivete Almeida. Eles compõem a chapa que tem apoio do atual reitor Paulo César Gonçalves de Almeida.

O professor e médico Itagiba de Castro Filho lançou chapa de oposição com dois candidatos a vice: os professores Rômulo Soares Barbosa e Tânia Maia Fialho.

LISTA TRÍPLICE

Uma das dúvidas da comunidade acadêmica é se o Governador Antônio Anastasia irá respeitar a decisão das urnas e realmente nomear os mais votados. Em 2002, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida foi o segundo colocado nas eleições diretas, mas mesmo assim assumiu o cargo de reitor por indicação do então governador Itamar Franco, deixando o primeiro colocado, no caso o professor Itagiba de Castro fora do processo. Em 2006, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida foi reeleito sendo, desta vez, o mais votado e nomeado.

Neste ano, a posse dos escolhidos da lista tríplice está prevista para o dia 5 de dezembro. (Reportagem: Fabíola Dourado)

0 comentários: