sexta-feira, outubro 24, 2008

EXPOSIÇÃO MOSTRA EROTISMO NA HISTÓRIA

Uma exposição na cidade austríaca de Krems mostra a evolução da caricatura erótica nos últimos séculos. A mostra reúne cerca de 180 caricaturas de três séculos que mostram como o humor erótico mudou com o passar dos tempos.

Caricatura erótica que está na exposição na Áustria

As obras mais antigas, datadas do século 18, já mostram com bastante ironia e deboche o erotismo e as relações entre homens e mulheres.
"Os desenhos satíricos mostram como a sociedade de cada época via esse tema e quais eram os seus tabus" dizem os organizadores da exposição Erotik in der Karikatur (Erotismo na caricatura).
Uma parte importante da exposição é dedicada à visão feminina das relações homem-mulher, com críticas bem-humoradas ao comportamento masculino.
Outros temas são o amor homossexual, as fantasias sexuais masculinas e o desrespeito explícito ao pudor.
A mostra também explica, em uma sala especial, a diferença entre a sátira erótica refinada e os desenhos pornográficos com temas explícitos.
Os organizadores apontam para o fato de que, muitas vezes, até cartunistas políticos usam uma pitada de erotismo para reforçar impacto cômico de suas obras.
Entre os artistas expostos estão os franceses Jean Jacques Sempé e Tomi Ungerer, o alemão Hans Traxler e o austríaco Manfred Deix.
A exposição Erotismo na caricatura fica em cartaz no museu da caricatura de Krems, na Áustria, até o dia 8 de fevereiro de 2009.

0 comentários: