terça-feira, outubro 21, 2008

DEU NO JORNAL: ATHOS EMPATA COM TADEU

NOTÍCIA VEICULADA PELO JORNAL HOJE EM DIA QUE ESTÁ NAS BANCAS:

  • Girleno Alencar
  • Sucursal
MONTES CLAROS - O prefeito Athos Avelino (PPS), candidato à reeleição, ganhou força na reta final e está agora tecnicamente empatado com seu adversário, o deputado estadual Luiz Tadeu Leite (PMDB), de acordo com pesquisa do Instituto Aprove Projetos e Pesquisas, divulgada ontem à tarde, em Montes Claros. Athos aparece com 50,9% na pesquisa estimulada, contra 49,1% de Luiz Tadeu Leite. Na pesquisa espontânea, Athos está com 50,6%, e Tadeu Leite, 49,4%. Porém, como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
A pesquisa foi realizada no período de 16 a 19 de outubro, registrada sob o número 1.085/2008 e autorizada, para publicação, pelo juiz Antônio Adilson Salgado Araújo, da 317ª zona eleitoral. Ela foi contratada por um jornal local, editado pela JN Artes Gráficas. É a primeira vez, nesta campanha, que uma pesquisa mostra ligeira vantagem do prefeito Athos Avelino.
Na tarde de ontem, Luiz Tadeu Leite ironizou os resultados. Segundo ele, trata-se de uma "peça de ficção, fora da realidade”. Tadeu Leite afirma que esperava alguma manipulação de pesquisa, pois seus adversários "estão desesperados”. Ele garante que está com 21 pontos na frente, conforme pesquisa do Instituto Vox Populi, registrada sob o número 1.083/2008.
A pesquisa do Instituto Aprove mostra, na pesquisa espontânea, 5,8% de eleitores indecisos, sendo que 1,4% não responderam. Depois de mantidos somente os votos válidos, Athos Avelino ficou com 50,6% e Tadeu Leite com 49,4%.
Na pesquisa estimulada, indecisos totalizaram 4,3%, e 0,8% não responderam. Mantendo os votos válidos, Athos Avelino ficou com 50,9% e Tadeu Leite com 49,1%. O índice de rejeição, mostra Tadeu Leite com 36,4% e Athos Avelino com 27,8%.
APOIO A LULA GERA CONTROVÉRSIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo da troca de farpas entre os candidatos Athos Avelino e Luiz Tadeu Leite no primeiro debate do segundo turno, em Montes Claros, transmitido pela TV Geraes, emissora da Rede Educativa, na noite de domingo. Os dois candidatos ficaram discutindo se tinham ou não apoiado o presidente Lula na sua reeleição.
Tadeu Leite explicou que, em princípio, tinha decidido apoiar o candidato Geraldo Alckmin (PSDB), e divulgou esta informação pela Imprensa. Depois, refez sua decisão, quando recebeu telefonema do vice-presidente José Alencar (PRB).
O debate foi marcado pelo clima tenso, pois os dois candidatos só se cumprimentaram quando entraram no estúdio da emissora. Depois, com a troca de farpas, seus assessores até chegaram a discutir. Os candidatos sairam sem se cumprimentarem.
As acusações eles foram intensas: Tadeu Leite disse que Athos Avelino não ouve o povo e teria fechado seu gabinete à população. Athos rebateu, alertando que pesquisas de opinião podem trazer surpresas, como nas últimas eleições, quando previram vitórias que não ocorreram. Avelino citou ser o único com ficha limpa, pois seu adversário teve o nome indicado em lista divulgada pela Associação dos Magistrados do Brasil.
A resposta de Tadeu Leite é que foi inocentado em quase todos os casos e que seu adversário também tinha ação de improbidade administrativa, pois todos gestores municipais sempre responderão a processos.
Tadeu criticou a liberação de diversos recursos federais, que não foram utilizados, como R$ 7 milhões para a Avenida do Centro de Convenções e R$ 5 milhões dos córregos Vargem Grande e Bicano. Athos Avelino o acusou de desconhecer a cidade, pois as obras estão sendo executadas.

0 comentários: