terça-feira, novembro 13, 2007

POLÍCIA DESCOBRE TÚNEL E TRÁFICO DE DROGAS NA TRANSFERÊNCIA DE 424 PRESOS

Conforme antecipou A PROVÍNCIA, foi realizada por volta das 6 horas da manhã de ontem, terça-feira, a transferência de praticamente todos os presos do cadeião para o novo presídio do Vilage do Lago III. Dos 481 encarcerados, 424 foram transferidos, permanecendo no cadeião 24 homens e 32 mulheres, que vão cuidar inclusive da limpeza.
Todos os transferidos tiveram seus cabelos raspados e, depois de serem colocados nus no pátio do cadeião, receberam uniformes vermelhos doados pelo governo do estado e os apetrechos necessários para a sobrevivência na nova morada. A operação contou com o trabalho de 247 homens da polícia militar e da secretaria de administração prisional.
Em meio ao corre-corre, que incluiu a explosão de bombas de efeito moral para organizar os presos despidos no pátio, duas surpresas: a existência de um túnel de 8m de comprimento por 50cm de largura , que daria passagem para a BR 135 possivelmente no feriado prolongado, e a descoberta de uma quadrilha responsável pelo que a polícia chama de correria: o tráfico de drogas, principalmente maconha, nos corredores do cadeião.
A quadrilha é composta exatamente pelos presos considerados mais perigosos: Cláudio Fernando Ferreira, Diego Silva Gomes, Fabrício Fernando dos Santos, José Geraldo Batista Ruas, Sidney Ferreira da Silva, Warley Ribeiro Soares, Manoel Messias Gonçalves da Silva, Wanderson Gonçalves Dias, Willian de Jesus Souza, Dilberton Demichele Rodrigues Lima, Carlos Alexandre dos Santos Silva, Roney Adriano Meireles, Antônio Miguel Pereira dos Santos, Kleber Antônio da Silva Santos, Ney David Rocha, Guilherme Dias Lessa, José Feliciano de Oliveira e Hidelberto Prates Soares Pimenta.
COMO FOI
Depois do mistério sobre a data e horário da transferência dos presos que viviam amontoados no cadeião, em situações precárias, os detentos já estão de casa nova.
Às 6 horas da manhã, os 481 presos do cadeião foram acordados por 247 homens da polícia militar e da secretaria de administração prisional que, com bombas de efeito moral, deram a ordem para que 424 deles se despissem e encaminhassem para o pátio do cadeião.
A retirada dos 424 presos foi coordenada pelo secretário de administração penitenciária, Genilson Ribeiro Zeferino, diretor do presídio, tenente-coronel Afonso, diretor da penitenciária de Francisco Sá, capitão Oliveira, e do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Franklin de Paula Silveira.
TÚNEL E CELULAR
Um túnel de oito metros foi localizado na cela 22. Segundo o secretário Genilson Zeferino, os presos planejavam fugir durante o feriado prolongado.
- O túnel foi encontrado na cela 22 e os presos fizeram um buraco na cela 23, onde escondiam a terra retirada. Acreditamos que, devido à expectativa de transferência a qualquer momento, os presos planejavam fugir no próximo final de semana, feriado prolongado. O túnel de 50cm50 já estava com cerca de 8 metros cavados e, após terminado, daria saída para a BR. Já havíamos identificado seis presos especialistas em cavar túneis aqui no cadeião e não nos surpreendemos com mais esta tentativa frustrada – afirma o secretário.
Também durante a transferência um celular foi localizado e apreendido dentro de um vaso sanitário da cela 16. Hoje, agentes penitenciários realizarão uma operação pente fino nas celas liberadas pelos detentos, com o objetivo de localizar celulares e drogas que, possivelmente, estavam em poder dos presos.
UNIFORMES
Todos os 424 presos, entre eles presos condenados que serão transferidos para penitenciarias de segurança máxima e os que aguardam julgamento, tiveram seus cabelos raspados e ganharam novos uniformes de cor vermelha, cedidos pelo governo do estado.
Somente às 10 horas da manhã, os primeiros presos saíram do cadeião com destino a nova casa no Bairro Vilage do Lago III. No primeiro comboio que contou com cerca de 15 viaturas da PM e da secretaria de estado de defesa social foram levados 205 presos, divididos em 5 ônibus de transporte coletivo da cidade. As 11h15 saiu o segundo e último comboio com os outros 219 presos que a partir de agora não terão mais as regalias do cadeião. A transferência dos presos terminou às 14h.
O diretor do presídio, tenente-coronel Afonso Filho, disse que no presídio a segurança será totalmente reforçada, impedindo assim que objetos ilícitos e drogas cheguem até os presos. (VEJA FOTO NESTA PÁGINA. BASTA DESCER UM POUCO...)

0 comentários: