quinta-feira, agosto 28, 2008

ÍNDIOS: ARROZEIROS FESTEJAM ADIAMENTO

Grupos ligados a arrozeiros comemoram suspensão do julgamento

Grupos ligados a fazendeiros que ocupam a terra indígena Raposa Serra do Sol comemoraram como vitória a suspensão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação da área da reserva.
No posto de saúde da Vila Surumu, "reduto" dos que apóiam a permanência dos fazendeiros na região, houve queima de fogos, dança e música. A Polícia Federal chegou a pedir ao grupo de cerca de 40 pessoas que comemoravam que não provocassem os quase 600 índios que observavam a festa improvisada.
Índios reunidos após adiamento da decisão do STF (Foto: Fausto Carneiro/G1)
"Foi uma vitória, sim. Acho que agora dá tempo de a gente mostrar aos ministros [do STF] as nossas razões", afirmou o secretário de Saúde de Pacaraima, Júlio Jordão, um dos que comemoravam a suspensão do julgamento.
Pacaraiama, cidade que está na área da reserva de Raposa Serra do Sol e faz fronteira com a Venezuela, é comandada pelo prefeito Paulo César Quartiero (DEM), produtor e chefe dos arrozeiros que ocupam as terras indígenas.
Segundo o secretário, os índios da reserva "sempre foram pacíficos", mas são influenciados por líderes de movimentos sociais e ONGs estrangeiras. "O que eles querem é fazer uma apartheid entre índios e não-índios, o que nunca aconteceu no Brasil", afirmou. "O interesse deles [movimentos sociais e ONGs] é a médio e longo prazo fazer dessa área de Roraima uma parte fora do Brasil."

0 comentários: