segunda-feira, agosto 25, 2008

VOVÓ COMEMORA 100 ANOS COM MUITA FESTA

Com oito filhos, 16 netos, 28 bisnetos e quatro tataranetos, a dona-de-casa Maria Júlia de Oliveira completou 100 anos neste domingo (24). Moradora de Serra (ES), ela reuniu boa parte da família e muitos amigos para a comemoração. Os vizinhos a consideram como parte da família, tanto que ajudaram de todas as formas para que a festa de aniversário fosse um sucesso, com direito a banda de forró e muito churrasco.
Os filhos e netos disputaram lugar na pista para dançar com ela durante a festa, que contou com a presença de mais de cem pessoas. Vovó Júlia, como é chamada, diz que não há receita para viver além das expectativas e com qualidade, mas admitiu que pode ser "de família", já que, segundo ela, sua mãe viveu até os 120 anos.
O que ela diz tomar um pouquinho todos os dias. Vovó Júlia garante que um litro da bebida dura aproximadamente duas semanas. Além disso, ela adora comer frutas. "Eu já fiz muita estripulia, bebia até cachaça queimada. Vinho tomo até hoje, mas com moderação. Eu quero viver mais uns dez ou 20 anos", afirma.
Vovó Júlia mora há mais de 30 anos no mesmo endereço; antes disso vivia em Minas Gerais. Agora aproveita os momentos de tranqüilidade ao lado da filha e dos netos. Familiares e amigos dizem que ela é ativa e até hoje ajuda nas tarefas domésticas. A senhora gosta de lavar a própria roupa, cuidar das plantas e limpar o quintal. "Não agüento ficar parada não, se eu ficar, adoeço. Todas as vezes que fico com raiva, fico quietinha, dou uma volta e depois resolvo". Nem toda a família pôde estar presente na festa, mas parentes do Rio de Janeiro e até de Mato Grosso viajaram para homenageá-la.

0 comentários: