sábado, outubro 11, 2008

GALO ACABA COM FESTA DO FLA NO MARACA

Os 77.387 torcedores rubro-negros que estiveram no Maracanã na noite deste sábado para cantar "Fogo e Paixão" e homenagear Vandinho ganharam um banho de água fria. Completamente desorganizado em campo, o Flamengo foi derrotado por 3 a 0 pelo Atlético Mineiro, pela 29ª rodada do Brasileirão e praticamente deu adeus ao sonho do hexacampeonato brasileiro.
O boliviano Castillo, Renan Oliveira e Leandro Almeida marcaram para os mineiros. Com o resultado, o Flamengo termina a rodada fora do G-4, em quinto, com 49 pontos. Três a menos que o São Paulo, quarto colocado, e a sete do líder Grêmio. Já o Galo, respira aliviado, distante da zona de rebaixamento, ainda em 12º, mas com 37 pontos.
Na próxima rodada, a dupla tem clássicos estaduais pela frente. Domingo, dia 19, o Flamengo encara o Vasco, no Maracanã, às 18h10m. No mesmo dia, mas às 16h, o Galo joga contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Galo deixa o Flamengo acuado e abre o placar
Não precisou muito tempo para o Atlético Mineiro apresentar sua arma contra a empolgação rubro-negra: a ofensividade. Marcando no campo de ataque e apostando na velocidade do trio formado por Renan Oliveira, Castillo e Pedro Paulo, o Galo se manteve no campo do adversário nos primeiros minutos e impediu qualquer tipo de pressão dos donos da casa.
Nos primeiros minutos, as ações ofensivas do Flamengo ficaram restritas a cobranças de faltas da intermediária de Marcelinho Paraíba, sem perigo. Enquanto isso, Renan Oliveira infernizava a zaga carioca. Onipresente no ataque, ele arriscou em chutes fracos aos 10 e aos 13, ambos sem direção.
A essa altura, cantos como "Fogo e Paixão", prometido para Vandinho, deram lugar ao silêncio do lado vermelho e preto, e o único som que vinha das arquibancadas era dos cerca de 300 atleticanos que compareceram ao Maracanã.
Sem espaço e errando muitos passes, o Flamengo seguiu assistindo Renan Oliveira levar perigo. Aos 19, ele deixou Jaílton para trás e bateu cruzado. Pedro Paulo e Castillo se jogaram na bola, mas Bruno se antecipou aos atacantes e fez a defesa.
No minuto seguinte, a torcida rubro-negra se levantou pela primeira vez. Marcelinho Paraíba arriscou da entrada da área, mas o chute saiu sem direção. Acuado, o time de Caio Júnior seguia fazendo o que podia na defesa.
Aos 22, Renan Oliveira, sempre ele, limpou a jogada na entrada da área e bateu forte. A finalização assustou Bruno, que teve que trabalhar aos 24 para evitar o gol de Pedro Paulo, escorando cruzamento de Castillo.
A inoperância do Flamengo fez com que o Atlético Mineiro se mandasse para o ataque e descuidasse da defesa. Aos 27, Leonardo Moura avançou com rara liberdade pela direita e cruzou na medida para Marcelinho Paraíba testar firme e acertar o travessão de Juninho. O lance, entretanto, não passou de ilusão para os flamenguistas.
Aos 32, Castillo tentou tabelar com Renan Oliveira, a bola desviou na zaga do Fla e subiu para o próprio boliviano emendar de primeira e acertar o ângulo direito de Bruno: 1 a 0 Galo, que só não ampliou três minutos depois porque Pedro Paulo não teve tranqüilidade após deixar Jaílton sentado e cruzou para fora.
O silêncio na torcida rubro-negra só foi quebrado aos 37, por gritos de "queremos raça" e vaias para Kleberson, substituído por Erick Flores. O entrada do meia, de 19 anos, deixou o Flamengo mais veloz, e Vandinho perdeu boa chance aos 40, chutando em cima de Juninho após bom passe de Marcelinho Paraíba. Nada que tirasse do Galo a tranqüilidade ao término do primeiro tempo.
Vaias, frustração e goleada
A segunda etapa começou no mesmo ritmo. Assustando apenas em bolas paradas, o Flamengo quase empatou no primeiro minuto em cobrança de falta de Marcelinho Paraíba. Só que foi do Galo a primeira chance clara. Aos 3, Ibson perdeu a bola no meio-campo e ficou reclamando da arbitragem.
No lance seguinte, Castillo deixou Pedro Paulo na frente de Bruno, que fez bela defesa e evitou o segundo gol mineiro. Com incrível liberdade no campo ofensivo, o Atlético-MG seguia melhor. Aos 8, Renan Oliveira tabelou com Sheslon dentro da área e bateu fraquinho para a defesa do goleiro do Flamengo no canto direito.
Aos 10, grande chance para o Rubro-Negro. Em alta velocidade, Marcelinho puxou contra-ataque, rolou para Vandinho, que serviu Ibson, livre na área. O volante demorou para decidir o que fazer, recebeu a marcação de três atleticanos e chutou fraquinho para a defesa de Juninho. Foi o estopim para 70 mil torcedores vaiarem o camisa 7 que mais uma vez foi substituído, aos 15, por Maxi.
Antes disso, uma polêmica: aos 11 Pedro Paulo invadiu a área, se chocou com Ronaldo Angelim e caiu. Paulo César Oliveira mandou o lance seguir.
Completamente desorganizado e apático, o Flamengo seguia completamente envolvido pelo Atlético e sofreu o segundo gol aos 19. Castillo fez o que quis com Jaílton pelo lado esquerdo de ataque e serviu Renan Oliveira nas costas da zaga. O atacante mineiro dominou livre na marca do pênalti, pensou, olhou para Bruno e deslocou o goleiro: 2 a 0 no placar.
Na base do desespero, Caio Júnior apelou para Obina aos 24 e tirou Vandinho de campo. A galera não aprovou a substituição e não perdoou com os gritos de "burro". Dois minutos depois, Castillo mais uma vez levou perigo. O boliviano cabeceou livre na área e tirou tinta do travessão de Bruno.
Aos 28, Serginho mostrou que o Galo não estava satisfeito. O volante chutou da entrada da área e obrigou Bruno a fazer grande defesa no canto esquerdo.
Só que no lance seguinte não teve perdão. Sheslon tabelou com Castillo pela direita, o boliviano caído no chão devolveu para o lateral, que chutou cruzado. Bruno espalmou e Leandro Almeida transformou o placar em goleada: 3 a 0, e a festa do hexa prometida por Marcio Braga durante a semana começa a ganhar contornos de Halloween.

0 comentários: