terça-feira, dezembro 22, 2009

MÉXICO APROVA CASAMENTO ENTRE GAYS

Deputados da Assembleia Legislativa da Cidade do México aprovaram ontem, segunda-feira ,o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em uma medida que está sendo interpretada como a primeira vez em que o casamento homossexual é autorizado na América Latina.

A medida foi aprovada por 39 votos a 20, com cinco abstenções, de acordo com o jornal mexicano El Universal.

Para que passe a valer, a nova legislação precisa ser sancionada pelo prefeito da cidade, Marcelo Ebrard, do esquerdista Partido da Revolução Democrática, que também domina a Assembleia.

OPOSIÇÃO

Representantes de partidos conservadores, no entanto, já pediram que o prefeito vete as novas medidas e afirmaram que, caso isto não aconteça, entrarão com uma ação na Suprema Corte do país pedindo que a lei seja declarada inconstitucional.

A legislação propõe uma alteração na definição de casamento no Código Civil da cidade, que passaria a ser reconhecido como "união livre de duas pessoas", e não mais a "união entre um homem e uma mulher".

A união civil entre pessoas do mesmo sexo já era permitida na capital mexicana desde 2007.

A nova medida foi proposta pelo deputado David Razú, que argumenta que a mudança permitirá que os casais homossexuais tenham os mesmo direitos que os heterossexuais em relação à previdência social e outros benefícios.



0 comentários: