terça-feira, dezembro 22, 2009

PRESENTE DE TADEU: IPTU 40% MAIS CARO

A toque de caixa, como acontece em véspera de grandes eventos ou feriados, a câmara municipal de Montes Claros (foto) mais uma vez sucumbiu aos interesses do prefeito Tadeu Leite e aprovou, nesta terça-feira, aumento de até 40% no IPTU. Tudo para que a nova planta de imóveis prediais e territoriais urbanos passe a vigorar já a partir da próxima semana, isto é, sexta-feira, 1º de janeiro de 2010.

As comissões técnicas que, normalmente, têm prazo de até dois meses para analisar projetos dessa envergadura, tiveram apenas uma semana para dizer amém à investida arrecadatória da prefeitura. E, para aliviar um pouco o bolso do povo, foi aprovada apenas uma emenda restritiva, que impede a cobrança do IPTU junto com as contas de água, luz ou telefone. O que seria ainda mais grave para o contribuinte, que amarga este indigesto presente de natal.

O projeto apresentado pelo prefeito Tadeu Leite previa um possível convênio com as empresas fornecedoras de água, luz e telefone, para que o IPTU seja cobrado junto com as contas mensais das concessionárias. Entretanto, emenda do vereador Antônio Silveira impediu que o artigo 3º, que reza sobre esse item de cobrança compulsória, entrasse em vigor.

O parlamentar do PTN afirma que, diante da emenda aprovada, o prefeito terá que mandar para a câmara municipal, no próximo ano, outro projeto, que deverá ser analisado pelos vereadores. Silveira afirma que, em hipótese alguma, poderia o município cobrar da população IPTU nas contas de luz, água ou telefone.



4 comentários:

Anônimo disse...

E o Art. que sobre o IPTU de hoteis em troca de serviços? Como ficou? O prefeito abre um precedente ruim para as finanças do municipio,ora,já pensou se todos o hoteis entrarem na justiça requerendo o mesmo beneficio? Vi uma entrevista do Mameluque e Tolentino querendo justificar e comentendo erro terrivel de comunicação: Onde já se viu AUMENTO ZERO? Sim,isso mesmo,disseram que determinados bairros vai ter aumento zero! Dar vontade de dar uma gargalhada.Tadeu não sabe o que fazer para fazer as obras prometidas,enquanto Lulla faz gracinhas e bondades com reduções de IPI,as prefeituras estão sem poderem fazer as obras prometidas durante a campanha.Dizem que o ano que vem vai chover obras,tenho minhas duvidas,com um ano de mandato o que Tadeu fez? Culpar a administração anterior é uma forma de enganar a população,vontade ele tem,mas com tanto grupo dentro da prefeitura querendo fazer sua parte,fica mesmo muito dificil ele cumprir suas promessas.Só resta-lhe o governo federal mandar umas obras para salvar sua administração,no que se depender do governo estadual as obras que o prefeito tanto espera,dependerá muito do seu apoio ao Anastasia,o qual Tadeu não tem muita afinidade.Outra curiosidade seria saber quem votou contra e a favor deste aumento,esses vereadores são um bando de amadores,acham que somente ficarem ao lado do prefeito se reelegem,etica e postura dão voto sim srs. vereadores.

Anônimo disse...

Ue, onde vocês acham que vai conseguir verbas para manter o time de volei e financiar a campanha do filhinho? É o 15! Eu já sabia!

Anônimo disse...

Concordo! Financiar a campanha do filhinho! Diretor! Jogada de mestre. E, por mais que Montes Claros esteja aparecendo nos jornais de todo o mundo, pelo esporte, e os demais setores: saúde, transporte, economia, educação, cultura, etc? O pessoal vem assistir os jogos e só enxergam buracos na cidade. Gente pobre. Uma cidade suja, feia. E o time, com seu diretor, que, por coincidência, é filho do prefeito.

Anônimo disse...

Hoje a atual legislatura de Montes Claros pode ter entrado para estoria com a pior safra de vereadores que já tivemos. Foi aprovada duas leis estranhas, encaminhadas pelo prefeito de montes claros, que deixam qualquer cidadão consciente com o cabelo em pé. A lei do IPTU e a Lei de Uso e Ocupação do Solo propiciam as maiores barbaridades com a cidade. Uma autoriza o poder público a trocar imposto por hospedagem em hotel. O que há de interesse público nisso? A outra, dá perdão aos loteamento, condominios e construções irregulares, construidas há mais de 180 dias, além de autorizar o Prefeito a mudança do zoneamento municipal por decreto. Com isso, o bairro que é residencial pode passar a comercial do dia pra noite, só com um decreto do prefeito. Mudam a lei no interesse individual, sem uma discussão coletiva. Nos vimos agora em Brasília quanto custou ($$$)a mudança no zoneamento do solo da capital. E lá passava pela Câmara Distrital.Desse jeito, daqui a pouco a camara de vereadores vai autorizar o prefeito legislar tudo por decreto. Vamos esperar para ver. Parece que estamos andando para tráz. Porque, parece que todos os vereadores de Montes Claros dizem sempre amém!