domingo, junho 26, 2011

DOMINGO LIGTH COMEÇA COM DIETA DE JULIANA PAES

Seis meses após dar à luz seu primeiro filho, Juliana Paes confessou ter recuperado a boa forma cortando o glúten das refeições. Assim, surgiu uma nova dieta da moda: com essa proteína presente em vários cereais, as bolachas, as pizzas, os bolos, os pães e até a cervejinha entram na faixa do que é proibido. Nenhum estudo confirma a relação desse tipo de regime com a perda de peso, mas a nutricionista Natália Dourado alerta que o glúten deixa o metabolismo mais lento, o que é péssimo para emagrecer:
— Essa proteína é de difícil digestão, o que altera a capacidade de absorção dos nutrientes, causando lesões no intestino.
Já a médica Danielle Tetti Magalhães, que tem pacientes celíacos (com intolerância ao glúten), não aposta muito nessa teoria de nova dieta milagrosa:
— Você pode até viver sem glúten com acompanhamento médico, mas, na verdade, quem o cortar da dieta cortará, consequentemente, pães e massas, e por isso vai emagrecer. A ausência do glúten pode causar anemia e outras disfunções.
ALIMENTOS SEM GLÚTEN
Nem olhe para as prateleiras de achocolatados que contenham malte, queijos fundidos, cervejas, uísque e gin. E ainda: alguns patês, salames e salsichas. Sem falar nas pizzas, nos biscoitos e nas bolachas. Estas são as restrições alimentares dos celíacos, que têm intolerância ao glúten. A preocupação maior dos médicos é que não haja um exagero no consumo de gorduras, para compensar uma dieta sem a substância.
Do olho no rótulo: alguns medicamentos e alimentos enlatados contêm gluten. por outro lado, o mercado já oferece pães e biscoitos livres da proteína
SUGESTÃO DE CARDÁPIO:
- Café da manhã: 1 fatia de pão sem glúten + 1 fatia de ricota + 1 pera
- Lanche da manhã e da tarde: 1 fatia fina de melão, 1 pote de iogurte sem glúten ou 1 fatia de pão sem glúten
- Almoço e jantar: 3 colheres de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 omelete de 2 claras ou 1 bife médio + agrião a gosto e uma batata cozida (Talita Corrêa)

0 comentários: