quarta-feira, setembro 07, 2011

VEJA IMAGENS DO 7 DE SETEMBRO EM MONTES CLAROS

No meu tempo...
Dia de sete de setembro, desfilar era uma honra, desde a volta das férias de julho, começa os ensaios, dividia-se em turmas, acertar o passo ao som da fanfarra era um desafio.
Virar as esquinas no compasso sem sair da linha. Passos miúdos, passadas largas, cada pelotão dividido por alas.
Ombros retos, barriga para dentro, peito para fora, passos cadenciados.
Nos pés, conga, kichute, sapatos de solas de borracha, meias brancas, branquíssimas, uniforme, cabelo arrumado.
Ser porta-bandeira ou participar do pelotão de elite era sonho de todas, mas para poucas, ali se concentravam as mais belas. Saia azul plissada, blusa de manga comprida branca, gravatinha azul e boina. Um charme aquela boina azul de lado, que dava um ar sensual e inocente de colegial, e o toque final das luvas brancas. Ser pelotão de elite era o top do desfile.
Os outros pelotões usavam as saias sem plissa, blusas de manga ¾ e nada de boina nem luvas.
E as balizas... Ah, as balizas! Meninas que pareciam não ter ossos, ágeis, malabaristas.
No desfile de hoje me chamou a atenção a influência da moda, cabelos chapados, todos. E sapatos Peep Toe 15 cm; Gente, como essas meninas de hoje conseguem desfilar no nosso solzinho de 32° calçando um salto 15 cm?
E, me desculpem, falta de entusiasmo, falta de senso de civismo e, também, falta de um ar mais arrumadinho para aqueles que desfilam. Sei que é superficial observar aquelas meias encardidas, as camisas amarrotadas, as barras das saias despencando...
Enchem os olhos os bombeiros, o exército, a polícia militar fardados, engomados, a beleza da turma do Colégio Tiradentes e dos escoteiros. Aqui, abro um parágrafo para o Alvimar Ponciano. Nossa, parece que o tempo não passa para ele! As exceções foram a E.E. Augusta Valle (trouxe o glamour dos desfiles) e a fanfarra do Polivalente. Perfeita!
E o ‘toque especial’ foi a total falta de educação das pessoas ao invadirem a pista. Essa é brava, chegou-se a um momento em que aqueles que desfilavam tinham de se espremer, por estar a rua quase toda tomada. Talvez, no ano que vem, deva-se fazer o contrário: desfile na calçada, e população na rua... (Denise Lima)

1 comentários:

Samuel scarcela disse...

A fanfarra Augusta Valle arrebentou mesmo!!!