sábado, novembro 12, 2011

INVASÃO DA ROCINHA NESTE DOMINGO TERÁ 18 BLINDADOS

A tomada da favela Rocinha contará com o apoio de 18 blindados da Marinha — um a mais do que na operação realizada na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, em novembro do ano passado. Os veículos já estão à disposição do governo do estado, que deve fazer a ocupação no domingo.
Os blindados darão apenas apoio logístico, transportando policiais do estado para dentro da favela. O cerco será feito pelos policiais.
Hoje, a Marinha pretende fazer um treinamento dos policiais que vão fazer a entrada na favela. Isso acontecerá na Força de Fuzileiros da Esquadra, em Duque de Caxias. Na tomada da Rocinha, serão usados 19 oficiais e 175 fuzileiros navais.
Serão seis Carros Lagartas Anfíbios (Clanf), maior veículo anfíbio com esteira usado pela Marinha. Esse tipo de blindado é usado pelas Forças Armadas para transporte de fuzileiros navais do mar para a terra.
Porém, no Complexo do Alemão, eles tiveram a função de afetar psicologicamente os bandidos, por causa do porte.
Serão ainda seis M113, veículo com esteira de menor porte. Esse blindado será usado para o transporte inicial dos combatentes. Isso porque ele é de mais fácil locomoção do que o Clanf. Haverá ainda quatro blindados do tipo "Piranha", que se locomove sobre rodas.
O Piranha é de fabricação suíça. É o blindado utilizado no Haiti. Haverá ainda duas viaturas de apoio.
Cada blindado será formado por três fuzileiros navais (operador, auxiliar e atirador) e uma escolta, além dos policiais designados pelo estado para o combate. Até ontem, a Marinha não tinha sido informada pelo estado sobre o horário que os blindados entrarão na favela. Segundo uma fonte da Polícia Civil, isso acontecerá às 4h30m.

0 comentários: