quarta-feira, outubro 31, 2007

POLÍCIA FEDERAL VAI ATRÁS DE MAIS LEITE ADULTERADO

A Polícia Federal disse nesta quarta-feira (31) que vai abrir inquéritos em todas as localidades que forem detectadas irregularidades no leite. Todas as unidades da PF estão pegando amostras de leite, que serão encaminhadas ao Laboratório Nacional Agropecuário. O resultado deste laudo irá definir a abertura das investigações.
A PF e o Ministério Público de Minas Gerais iniciaram na segunda-feira (22) a Operação Ouro Branco, para combater a adulteração de leite em Uberaba e Passos. Duzentos policiais federais participaram da ação.
Todos os 27 presos durante a operação foram indiciados pelos crimes de formação de quadrilha e adulteração de produto alimentício. Cinco pessoas continuam presas (uma em Uberaba e quatro em Passos).
O golpe era aplicado há cerca de dois a três anos e consistia da adição de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e de soda cáustica ao leite.
A água oxigenada geralmente é usada para a limpeza das caixas longa vida, mas estava sendo utilizada para fraudar o leite em início do processo de deterioração. A mistura só pode ser detectada durante quatro horas após feita. Passado este prazo, ela fica invisível aos exames.
Já a soda cáustica era usada para maquiar o exame de Crioscopia, que detecta se há água no leite. Cada 50 mil litros de leite eram misturados com 5 mil litros de água e 15 quilos de soda cáustica, além de sal, açúcar e outros produtos. Com isso a quadrilha ganhava 10% de volume a mais no produto final.
Até agora, segundo a PF, não há indícios de que as empresas que vendiam o leite ao consumidor soubessem da fraude.

0 comentários: