sexta-feira, novembro 07, 2008

ESCOLA HOMENAGEIA MENINA ASSASSINADA

Rachel posou para foto no dia em que desapareceu
Os alunos da escola estadual onde a menina Rachel Maria Lobo de Oliveira Genofre estudava, no centro de Curitiba, fizeram homenagens à colega morta nas janelas das salas de aula.
Eles penduraram faixas pretas e mensagens de luto, pedindo paz e mandando recados a Rachel.
O diretor do colégio precisou fazer mudanças em toda a estrutura da escola para lidar com o luto das crianças.
O Instituto de Educação Erasmo Pilotto é uma das escolas mais tradicionais da cidade. Rachel era uma boa aluna e no mesmo dia em que desapareceu, o colégio postou sua foto com um troféu na parede – para comemorar a vitória da menina em um concurso de redação. Agora, abaixo da fotografia, fica um poema de luto escrito por uma colega.
“Temos 3.600 alunos. Só de crianças com necessidades especiais nós temos mais de 400. E todos eles estão abalados. É um momento muito complicado”, afirmou ao G1 o diretor da escola, José Frederico de Mello.
Apesar da grande quantidade de estudantes do colégio, Mello diz lembrar bem de Rachel. “Era uma menina muito ativa, muito bem integrada à escola”, disse ele.
Segundo Mello, a professora da turma da estudante, que não quer ser identificada, está muito abalada. “É uma profissional excelente, que cria um vínculo verdadeiro com todos os alunos de sua sala. Então está sendo muito difícil para ela”, conta. Apesar do luto, a professora fez questão de ir trabalhar todos os dias, para apoiar os colegas de sala da menina.
Todas as turmas foram mudadas de sala de aula. Para o diretor, é uma forma de mostrar que “a vida pode ter muitas formas diferentes”.
Os colegas de Rachel pediram ajuda à diretoria para organizar uma passeata de protesto, que ocorrerá nesta sexta-feira (7), às 10h. Eles também aproveitaram o dia para fazer homenagens à colega e para discutir problemas como segurança pública na sala de aula.
“Estamos tentando aproveitar a oportunidade para falar de cidadania. Para mostrar a importância de, numa hora dessas, fazer valer os seus direitos e protestar”, conta Mello.
Fora isso, aula normal. “Queremos que eles voltem à normalidade o mais brevemente possível”, disse o diretor.
Crime
O corpo de Rachel foi encontrado na madrugada de quarta-feira (5), dentro de uma mala abandonada, com sinais de violência sexual e estrangulamento. A criança estava desaparecida desde segunda-feira (3), quando saiu da escola, por volta de 17h30.
A polícia investiga o caso. O computador usado pela menina e um lençol encontrado junto ao corpo serão analisados.
Michael Genofre agradeceu o apoio de quem ajudou nas buscas pela menina enquanto ela estava desaparecida. E pediu que qualquer pessoa que saiba de alguma coisa, entre em contato imediatamente com a polícia. Genofre também pediu que pais orientem seus filhos a informar se notarem alguma coisa estranha nos arredores das escolas.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mais um crime absurdo,cruel, covarde cometido contra uma crianca, inocente, indefesa. Vejo que a cada dia a violencia contagia o mundo, sacrifica vidas. Vidas puras, comecando a despontar, no auge das descobertas e alegrias que é ser crianca. Como pode, um ser humano, brutalizar-se tanto, para satisfazer o desejo e prazer doentio,ceifando "vidas" inocente de crianca??? qual destino deve ter o homem-monstro desse? é de arrepiar...sentir nojo e revolta, vai chegar o dia em que PENA DE MORTE , vai ter que ser instituida no mundo inteiro, e no BRASIL, urgente!!! pois não acredito que um sujeito desse tenha cura e recuperacão.