terça-feira, novembro 04, 2008

SISTEMA DEVE FAVORECER BARACK OBAMA

Organizada de forma independente por cada um dos 50 Estados norte-americanos, a votação também tem processos de apuração separados. À medida que cada um dos Estados encerra sua votação, as agências de notícias e as redes de TV começam a divulgar análises, pesquisas de boca-de-urna e previsões para os delegados do Estado.
Essas análises permitem que seja iniciada a contagem de delegados. O candidato que conseguir 270 deles é apontado como presidente eleito do país. Dadas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição, será possível saber quem venceu a disputa antes de ser encerrada a apuração em todo o país.
Entre os primeiros Estados a encerrarem a votação, às 22h (horário de Brasília), estão alguns dos mais importantes para a atual disputa. Os resultados de Indiana, Georgia, Virginia, Flórida e Kentucky já podem apontar com maior clareza quem está à frente. Caso Obama vença pelo menos um deles, Virgínia ou Flórida, McCain dificilmente vai conseguir reverter a vantagem em outros Estados. Em oposição, se McCain vencer a maior parte deles, a disputa deve ser decidida de forma muito disputada.
Se estes Estados não derem indicação clara de resultado, o encerramento da votação em Ohio meia hora depois (22h30 de Brasília) pode começar a definir a eleição, já que trata-se de um local de disputa acirrada, que foi decisivo em 2004. A apuração de todos os votos deve entrar pela madrugada, já que os votos da costa oeste só terminam de ser registrados após as 2h da manhã pelo horário de Brasília.
Isso porque as pesquisas de intenção de voto divulgadas até a segunda-feira indicam grandes chances de Obama vencer de forma esmagadora. A própria campanha democrata tenta soar cautelosa, entretanto, lembrando que as pesquisas de intenção de voto erraram o resultado nas últimas duas eleições presidenciais do país.

0 comentários: