segunda-feira, janeiro 26, 2009

CUIDADO, MAMÃE! CHAPINHA NÃO É BRINCADEIRA DE CRIANÇA

PODE SER MODA, MAS MACHUCA
A moda de alisar o cabelo chegou às crianças! Tem menina e tem menino também que não quer saber de caracóis em seus cabelos. Pode ser moda, pode ser bonitinho, mas é preciso tomar cuidado! Será que essas crianças não estão correndo risco?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz um alerta: alisamento não é recomendado para crianças. Os alisantes são produtos de uso adulto.
Os profissionais que aplicam devem ser treinados e informados que a química utilizada não é indicada para menores de 12 anos.
“O fio de cabelo de uma criança é menos resistente, e acaba absorvendo mais aquela substância e tendo uma reação alérgica maior que uma pessoa adulta”, esclarece Jackeline Mota, dermatologista.
Nayara Moraes, de 11 anos, teve feridas na cabeça por causa do sonho do cabelo liso. “Eu via as minhas amigas tudo bonita, então fui no embalo delas”, conta.
Segundo o advogado da cabelereira, Nayara já chegou ao salão com feridas na cabeça.
“Quem pediu realmente pra fazer o tratamento independente da ferida foi a mãe da criança e foi utilizado um produto compatível com a idade da criança, um produto até mais fraco”, declara Marco Antônio Carriel, advogado da cabeleireira.
A engenheira química Patrícia Toscani explica que não existe produto fraco para alisamento em crianças.
“Esse produto é um produto forte, não é um produto fraco porque a gente tem que mudar a estrutura do fio do cabelo, por isto a Anvisa não permite esta liberação de aplicação de produto nenhum”, esclarece Patrícia.

0 comentários: