quinta-feira, janeiro 22, 2009

FRANCISCO SÁ PODERÁ TER CANDIDATURA ÚNICA EM MARÇO

O ex-prefeito José Mário Pena poderá ser candidato único às novas eleições de Francisco Sá, marcadas pelo TRE - Tribunal regional eleitoral para o dia 22 de março próximo. A eleição extemporânea nos municípios de Francisco Sá e Ponto Chique foi aprovada ontem, quarta-feira, por unanimidade, através das Resoluções 739/2009 e 740/2009, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. As eleições para os cargos majoritários ocorridas nessas cidades em 5 de outubro de 2008 foram consideradas nulas.
Em outubro do ano passado, José Mário - PV foi candidato a prefeito na chapa de Antônio Soares Dias - PTB, sendo que este teve sua candidatura impugnada por rejeição de contas públicas. Dias entrou com recurso em todas as instâncias, estando o caso sub judice no TSE - Tribunal superior eleitoral, que não deverá ser resolvido até o novo registro de candidaturas. Com isso, há em Francisco Sá consenso em torno da candidatura do ex-prefeito do PFL, hoje no PV.

O município está sendo governado pelo presidente da câmara municipal, Marisvaldo Ferreira dos Santos, o Mariojá, da corrente de Dias. Na oposição, o candidato também impugnado Ronaldo Ramon - PFL ainda tem esperanças de ter sua candidatura validada pelo TSE, hipótese que também é considerada remota.
Nas resoluções publicadas ontem, o TRE diz que poderão votar em 22 de março todos os eleitores inscritos até o dia 2 de março de 2009. Esse será o prazo final de alistamento, para a confecção dos cadernos de votação e para o encerramento dos procedimentos preparatórios das urnas eletrônicas. Segundo as resoluções, estarão aptos a participar das eleições extemporâneas em Francisco Sá e Ponto Chique todos os partidos constituídos um ano antes do pleito e que permaneçam registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Os candidatos aptos a concorrer ao novo pleito serão aqueles que possuírem domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo mínimo de um ano antes da data marcada para a eleição e que estiver filiado há pelo menos um ano no partido político pelo qual concorre.
As convenções partidárias serão realizadas entre os dias 11 e 17 de fevereiro. O registro das candidaturas será feito até o dia 20 de fevereiro e a propaganda eleitoral, bem como os comícios, terão início a partir de 21 de fevereiro de 2009.

1 comentários:

Anônimo disse...

Como assim companheiros, candidatura única?!!!Parece piada! Onde estão os outros candidatos como Denilson Silveira, Baltazar Azevedo, Magno da SAAE? Tudo bem que são menos "poderosos" que José Mário, mas longe de mim cair na inocência de acreditar numa barbaridade dessas!!! Candidatura única!!!!