sexta-feira, julho 17, 2009

REGIÃO PERDE O SEU CIDADÃO BENEMÉRITO

O vereador Athos Mameluque-PMDB entrega ao deputado federal Fernando Diniz-PMDB o título de Cidadão benemérito de Montes Claros.

O deputado federal Fernando Diniz, 55 anos, presidente do PMDB mineiro, morreu na tarde de hoje, vítima de problemas cardíacos. Ele estava internado em um hospital de São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia para remoção de um nódulo na virilha. Após a intervenção, sofreu duas paradas cardíacas.

Fernando Diniz é de família tradicional em Minas Gerais e estava em seu quinto mandato como deputado. Ele também exerceu o cargo de secretário de governo de Newton Cardoso, na década de 1980. Nas últimas eleições para a câmara federal, Fernando obteve 15 mil votos em Montes Claros, sendo apoiado pelo prefeito Tadeu Leite, então candidato a estadual.

Estava em litígio com parte do PMDB, pois apoiava Hélio Costa para o governo do estado em 2010, enquanto Adalcleve Lopes estava com tendência de ficar ao lado do PT.

Fernando era um dos grandes incentivadores da candidatura de Anderson Chaves, superintendente da Codevasf, para a assembléia legislativa. Além de empresário de sucesso, ele mantinha fazenda na região de São João da Ponte, Norte de Minas, tendo como ponto forte a engorda de gado. Diniz era votado em toda a região da área mineira da Sudene e era considerado um deputado presente em termos de emendas e projetos.

Não era muito dado ao estilo populista e de campanhas corpo a corpo, preferindo obter apoios dos prefeitos e lideranças. Obteve mais de 100 mil votos na eleição de 2006.

AVISO

O corpo do deputado federal Fernando Diniz, presidente do PMDB mineiro, será velado no Salão Nobre da ALMG.
Ainda não foi confirmado o horário de início do velório, já que o deputado faleceu em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (17).
Natural de Belo Horizonte, Fernando Diniz nasceu em 3 de fevereiro de 1954, filho de Teodomiro Geraldo Diniz e Helena Nassif Diniz. Era empresário e foi eleito deputado federal em cinco legislaturas consecutivas: 1991-1995, 1995-1999, 1999-2003, 2003-2007 e 2007-2011.
Entre os cargos políticos que ocupou, estão o de secretário adjunto do Governador (Coordenação Política), MG, 1987; secretário interino da Casa Civil, Governo de Minas Gerais, 1988; secretário adjunto da Casa Civil, Governo de Minas Gerais, 1988; e secretário particular do governador, MG, 1988-1989.

0 comentários: