terça-feira, setembro 29, 2009

TSUNAMI INICIA ESTRAGO NA OCEANIA

O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou pelo menos 14 mortes no território americano de Samoa Americana e um número indeterminado de mortes em Samoa, segundo as autoridades.
O temor levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.
Samoa Americana é um pequeno território norte-americano localizado entre o Havaí e a Nova Zelândia, com população de cerca de 65 mil pessoas e administrado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA.

Mapa mostra o local do epicentro do terremoto desta terça-feira (29).

Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana, disse que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 quilômetro e 1,6 quilômetro em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago. "O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente", disse.
Em Samoa, país pertencente à Comunidade Britânica, uma porta-voz da polícia também confirmou um número indeterminado de mortes. Segundo ela, a população fugiu para lugares mais altos para tentar se proteger das ondas gigantes.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, confirmou que o terremoto de magnitude 8 que atingiu a região de Samoa, gerou um tsunami potencialmente destrutivo. O alerta para o Havaí foi cancelado horas depois.

0 comentários: