sábado, novembro 21, 2009

EX-PREFEITO PITTA ESTÁ SENDO VELADO


Começou pouco depois das 13h deste sábado (21) o velório do corpo do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Pitta morreu às 23h50 de ontem, sexta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, em decorrência de um câncer disseminado no intestino.

A mãe do ex-prefeito, Zuleica Pitta, de 89 anos, os dois filhos do ex-prefeito, Roberta e Vitor, e a mulher, Rony Golabek, acompanham o velório. A empresária se emocionou quando o caixão foi aberto e colocou a mão sobre a cabeça do ex-prefeito.


Carioca, Pitta estudou economia no Rio de Janeiro e passou por uma temporada de estudos nos Estados Unidos. Em São Paulo, ele trabalhou como diretor financeiro da Eucatex, empresa da família de Paulo Maluf.

Ele deixou a empresa para ser secretário de Finanças na gestão de Maluf, de 1993 a 1996. Como na época ainda não havia a possibilidade da reeleição, o então prefeito lançou Pitta como seu candidato e fez dele seu sucessor. Os dois romperam após a campanha e não voltaram a se reaproximar, segundo a assessoria de Maluf.

Pitta foi eleito pelo PPB em 1996, com 62,2% dos votos, derrotando a ex-prefeita Luiza Erundina (PT) no segundo turno. Ele esteve à frente da prefeitura até 2000.

O mandato de Pitta foi marcado por suspeitas de corrupção, com denúncias surgindo em março de 2000, principalmente por parte de sua ex-esposa, Nicéia Camargo, de quem se separou ao fim do mandato. As denúncias envolviam vereadores, subsecretários e secretários - entre as denúncias, está o escândalo dos precatórios, pelo qual chegou a ser condenado.

Devido a denúncias, o prefeito teve seu mandato cassado pela Justiça e ficou 18 dias afastado do cargo - de 26 de maio a 13 de junho de 2000. Neste período, assumiu o seu vice, Régis de Oliveira.
Graças a um recurso, Pitta recuperou o mandato. Ao deixar a prefeitura, em 31 de dezembro de 2000, ele era réu em várias ações civis públicas. Candidatou-se a deputado federal em 2002 e 2006, mas não se elegeu.
Após deixar a prefeitura Pitta filiou-se ao PTB e voltou a trabalhar como economista,

prestando assessoria a empresas.

O ex-prefeito chegou a ser preso em julho do ano passado, durante a Operação Satiagraha, mesma ocasião em que também foram detidos o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas.

0 comentários: