terça-feira, junho 29, 2010

PF: - MATERIAL APREENDIDO COM JORNALISTA DÁ NOJO

Fernando Bonhsack, chefe da PF em Montes Claros e responsável pelas investigações.

Cinco dias se passaram após a prisão do jornalista Fredi Mendes, suspeito de praticar pedofilia, e ele continua no presídio Jaraguá em Montes Claros. Mendes foi transferido na noite de quinta-feira, 24, e se encontra incomunicável na cela 50 daquela unidade prisional.

A reportagem teve acesso ao material apreendido com o jornalista pela polícia federal e, para confirmar a veracidade das centenas de vídeos e mais de cinco mil fotografias que o suspeito guardava num computador e em três pen drives há mais de dois anos, procurou o delegado Fernando Bonhsack, responsável pelas investigações e chefe da regional da polícia federal em Montes Claros na tarde de hoje, terça-feira.

Como já havia informado A Província, o delegado responsável pelas investigações confirmou que há mais de seis meses o jornalista estava sendo investigado.

Segundo o delegado, nas investigações, foi apurado que Fredi Mendes usava como moeda de troca no MSN imagens e vídeos de crianças mantendo relação sexual com adultos. De acordo com o delegado, ele buscava relacionamentos sexuais com os mais de 500 contatos que utilizava em algumas contas de e-mail criadas para manter conversas com crianças e outros pedófilos. Nas contas, o jornalista utilizava nomes de crianças de várias cidades do Norte de Minas.

Segundo Fernando Bonhsack, no momento da prisão do jornalista, este reuniu a imprensa e foi categórico em afirmar que o erro dele foi não ter comunicado às autoridades competentes que estava com o material guardado para uma segunda reportagem que ele estava fazendo para a revista Tempo. A primeira reportagem foi veiculada em junho de 2008. Porém, de acordo com o delegado e com os agentes que participaram das investigações, vídeos e fotos guardados pelo jornalista não poderiam nunca ser veiculados numa reportagem, visto que as imagens deixariam qualquer pessoa em estado de choque.

A reportagem teve acesso às imagens e é possível afirmar que um jornalista nas atribuições de sua profissão de cunho investigativo em sã consciência jamais usaria material tão monstruoso.

- Embora as imagens não mostrem que ele mantinha relação sexual com crianças, ele guarda o material e isto não o exime de culpa. Ele mandou o material para outras pessoas, que também estão sendo investigadas. Aqui em Montes Claros, ele é só uma ponta do iceberg - diz.

Fernando afirma que no quarto do jornalista foi encontrada uma caixa de papelão na qual ele guardava material que pode ser definido como um kit, com roupas íntimas, uma boneca e vibrador.

Para o delegado, se o jornalista tivesse a real intenção de fazer uma reportagem com o material, ele teria informado ao ministério público e à PF sobre tudo que havia conseguido reunir, ao invés de guarda-lo durante mais de dois anos.

- Se ele fosse uma pessoa de boa índole, teria comunicado à PF que recebeu o material e compartilhado, para elucidação de um crime que aterroriza diversas famílias. A reportagem dele ia ser muito mais interessante com o apoio efetivo da PF - afirma.

Fernando enfatiza que, na coletiva, o jornalista afirmou que, além de reunir o material para uma segunda reportagem, ele guardava as imagens e os vídeos a fim de mostrar a fantasia sexual dos pedófilos.

O delegado afirma que a PF trabalha com provas reais e somente divulga o fato no momento certo, depois de meses de investigações.

- Nós tínhamos provas reais de que poderíamos pedir ao juiz uma prisão preventiva para o investigado. Agimos com cautela para não prejudicar ninguém. Solicitamos ao juiz um mandado de busca e apreensão e comprovamos que ele guardava todo o material - afirma.

O inquérito policial está sendo concluído e em alguns dias será encaminhado para o judiciário. Enquanto isso, Fredi Mendes continua incomunicável na cela 50 do presídio Jaraguá. Somente o advogado tem acesso ao local. (Reportagem: Rubens Santana)

9 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber do Dr. Delegado quem foi preso em Santo Antonio do Retiro pelas fraudes contra a Previdência Social que ocorreram naquele município. Cade a tão eficiente Polícia Federal? Receber benefícios de pessoas que já morreram também não é um crime nojento???

Léia Oliveira disse...

Quero saber quais as crianças molestadas pelo jornalista? Fatos que comprovem o crime de pedofilia? Onde o crime ocorreu? Quantas crianças seriam vitimas da violência apontada? Porque o caso não manteve em sigilo e o nome do jornalista resguardado? Encontrar uma caixa com roupas intimas,boneca e vibrador significa que ele é pedófilo?
Como o delegado estava investigando o jornalista há seis meses , e não sabia que ele já tinha produzido uma reportagem anterior sobre pedofilia? Deixar de comunicar ou não que estava fazendo a matéria não justifica tal ação da policia que o colocou no presidio como alguem maléfico á sociedade. Não estou entrando no mérito das investigações, mas devemos questionar a intençao do jornalista que estava trabalhando na segunda parte de uma reportagem investigativa sobre pedofilia. Se ele não fosse jornalista e não estivesse em pleno exercicio do trabalho é que seria muito estranho...

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a Léia. Acho que esse delegado tá querendo é aparecer no programa do Datena!!

Anônimo disse...

Se ter vibrador em casa é crime tem que prender as bibas todas de Moc e fechar o sex shop da Flavinha.

Anônimo disse...

Mais uma vez você demonstra a marca da credibilidade em suas materias. Da mesma forma como foi e é leviano lançar uma suspeita, uma dúvida, sobre a idoneidade/moralidade de uma pessoa, no caso - Fredi Mendes - também será deixar a população, seus leitores, sem uma explicação ou confirmação ou desenvolvimento do caso. Continue exercendo seu papel de jornalista, formador de opiniões e fielmente comprometido com seus leitores.Parabéns. Continuarei acompanhando como faço diariamente.

Anônimo disse...

Não quero defender nem acusar ninguém mas, o fato de ser jornalista e de já ter feito uma matéria sobre o tema o isenta de toda e qualquer culpa? Se fosse somente o mérito da profissão, então nenhum médico poderia ser acusado de assédio, por ex. E, se o material é tão monstruoso como a reportagem fala, ele deveria ter algum tipo de autorização para estar com o referido material, do mesmo jeito que toda pesquisa científica que envolve seres humanos passa por um Comitê de Ética em Pesquisa.

Anônimo disse...

Fred Mendes poderá ser acusado de "apologia a pedofilia" e "falsidade ideologica" ( se é que isso existe na internet), independente de ser ou não "praticante de pedofilia" ( não foram encontrado fotos dele). A situação piora quando a classe Jornalistica teve seu "curso superior incapacitado" por lei ( profissão não reconhecida). Se por acaso Fred Mendes se safar das acusações vai abrir um precedente para muitos que estão na cadeia, recorrer, falando que estavam fazendo uma "reportagem" e por isso armazenavam fotos e videos de carater pedofilo.
O maior erro do Fred Mendes foi não comunicar seu trabalho investigativo para a Polícia!Imagina um médico que resolve fazer pesquisa com seres humanos e que não comunica: - para as pessoas da pesquisa, -para o CRM e - para o conselho responsavel por pesquisa médica. É cadeia na certa com perda do CRM e com direito de aparecer em todos os noticiarios!

Anônimo disse...

Muito oportuna a opinião da jornalista Leia Oliveira.... Se duvida da PF e, queira de alguma forma achar que esta éa vilã da história, procure o delegado chefe da PF em Montes Claros. Ele está apto a lhe mostrar e para quem quer queira, que interesse visualizar o material encontrado com seu amiguinho...
Como disse a reportagem, É DE DÁ NOJO...
Gostaria de saber como você iria reagir sabendo que esse monstro guarada vídeos e fotos de crianças sendo abusadas sexualemente de adultos. Se fosse uma filha (o) seu que estivesse na imagem ou vídeo, como iria se postar?
E se fosse um político, padre ou pessoa do senso comum? você seria a primeira a estar na frente do prédio da PF né? A própria jornalista que mora na mesma casa que seu amiguinho afirmou a PF que não tinha conhecimento da 2ª reportagem... e aí? É normal dois jornalistas se comunicarem que algum deles está fazendo uma matéria bombástica né?
Pra que guardar cinco mil fotos e centenas de vídeos? Esse era o cunho da reportagem? vídeos de pornografia infantil........ Vai lá na PF e, mostre ao delegado que você é jornalsita e que gostaria de olhar o inquérito que o incrimina seu amiguinho... Quando ver o material, vai mudar de opiniao e saber do mal que ele faz a sociedade e a você...

Anônimo disse...

Essa Polícia Federal é tosca. Por que não prende os caras das fotos?