terça-feira, agosto 21, 2007

UBERLÂNDIA PROCESSA MENDIGOS APROVEITADORES

Pesquisa revelou que 90% dos pedintes não precisavam de esmolas. Por isso, na cidade mineira, quem pede dinheiro sem precisar é levado para a delegacia. Desde que o ministério público estadual decidiu lançar uma campanha contra a mendicância na cidade de Uberlândia, há quatro meses, os mendigos viraram caso de polícia. Quem pede esmolas na rua sem precisar, além de parar na delegacia, vira alvo de processo judicial.
A polícia da cidade tem saído às ruas à procura de mendigos que pedem esmolas e todos são revistados e obrigados a se identificar. De ônibus ou van, são levados para a delegacia de Uberlândia.
Mendicância é contravenção penal e a pena vai de 15 dias a três meses de prisão. Até agora, 32 mendigos foram processados. A idéia da campanha surgiu depois de uma pesquisa feita na cidade pelo MP estadual, que revelou uma estatística considerada preocupante.
"Cerca de 90% dos mendigos são profissionais. Há mendigos de Uberlândia que dizem que chegam a retirar R$ 1.800 por dia. Eles fizeram disso uma profissão e o pior, não necessitam", diz o promotor de Justiça Marco Aurélio Nogueira.
"Nós estamos favorecendo a ação de pessoas que se aproveitam de uma falsa mendicância para estar adquirindo drogas, praticando pequenos roubos, praticando crimes que têm sido a tormenta da cidade de Uberlândia", diz o policial militar Dilmar Ferreira Crovato.

Da G1 com informações do Jornal da Globo
-----
PRESOS TENTAM FURAR PAREDE COM CORTADOR DE UNHA

Carcereiro evitou fuga de quatro detentos de cadeia de Caçapava - SP. Grupo já foi transferido para Jacareí.
Quatro presos que aguardavam transferência para outra cidade tentaram fugir da cadeia feminina de Caçapava, a 112 km de São Paulo. O grupo usava um cortador de unha para abrir um buraco na parede de uma cela.
A tentativa de fuga ocorreu no final de semana e foi frustrada por um carcereiro. O grupo ocupava a única cela masculina do prédio. Os quatro homens já foram transferidos para a cadeia pública de Jacareí, a 75 km da Capital.

Da G1 com informações do Jornal da Globo

0 comentários: