sexta-feira, outubro 31, 2008

MOC TEM O DIA MAIS QUENTE DA HISTÓRIA: 45º

Por Samuel Nunes

De acordo com Célio de Castro, coordenador do 5° Distrito de meteorologia, terça-feira, 28, foi o dia mais quente da história de Montes Claros. Revela que a temperatura foi de 39,4º, na sombra, e que no sol ela chegou a 45°.
- Nos meus 30 anos de trabalho, nunca medi algo parecido. Posso afirmar com certeza que outubro foi também o mês mais quente da história da cidade, quando as temperaturas bateram recordes. Outro ponto que merece ser mencionado é que setembro foi o mês em que a baixa umidade relativa do ar chegou a 9%, o que é significativo - salienta.
O meteorologista frisa que esse fenômeno já pode ser considerado como um importante registro climático a ser estudado pelos pesquisadores.
Estudos apontam que o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão - um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas que podem ser provocadas pelo homem têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Indagado se as temperaturas recordes na cidade podem ser provocadas pelo aquecimento global, Célio de Castro acredita que sim:
- Entretanto, são necessários estudos mais aprofundados sobre o assunto.
Não há previsão de chuvas para a região nos próximos dias.

0 comentários: