domingo, outubro 26, 2008

RESULTADO SERÁ CONHECIDO ATÉ 8 DA NOITE

O processo eleitoral deste ano para escolha dos 5.563 prefeitos termina hoje, domingo, com a eleição de 30 chefes de executivo de cidades com mais de 200 mil eleitores. Entre elas, 11 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).
Pelos cálculos do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, os eleitos devem ser conhecidos três horas após o encerramento da votação. Mais de 27 milhões de pessoas devem votar neste segundo turno.
Além das 11 capitais, haverá segundo turno em 19 municípios: Anápolis (GO), Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campos dos Goytacazes (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Ponta Grossa (PR), São José do Rio Preto (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).
Em Benedito Leite, pequeno munícipio do interior do Maranhão, os eleitores também vão às urnas neste domingo para eleger o novo prefeito e nove vereadores. Isto porque a votação de 5 outubro teve de ser cancelada em conseqüência de um protesto da população, que queimou as urnas por causa do cancelamento de 400 títulos de eleitor.
Entre as 11 capitais, quatro concentram os maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, com 8.198.282 eleitores; Rio de Janeiro, com 4.579.365; Belo Horizonte, com 1.772.227; e Salvador, com 1.747.278 eleitores. Outra grande capital que vai escolher o prefeito neste domingo é Porto Alegre, que é a sétima cidade brasileira em número de eleitores, com 1.038.885.
A votação começa às 8h e se encerra às 17h. O eleitor dessas cidades que estiver fora do domicílio eleitoral terá que justificar sua ausência, mesmo que tenha votado no primeiro turno. Neste domingo, a votação é apenas para escolha dos prefeitos. Os vereadores desses 30 municípios e das outras 5.532 cidades foram eleitos em 5 de outubro, durante o primeiro turno. A exceção é Benedito Leite, por causa da destruição das urnas.
O PT disputa a prefeitura em 15 municípios; o PMDB, em 12; o PSDB, em 10; o PSB, em seis; o PTB, em quatro; o PP, em três; o DEM, o PDT, o PPS e o PR, em dois cada um; e o PV e o PCdoB, em um cada um.
Ao todo, são 60 candidatos ao cargo de prefeito e igual número de vice-prefeitos que estão na disputa no segundo turno.

0 comentários: