sábado, junho 13, 2009

A ÚLTIMA MENSAGEM DO PASSAGEIRO DO 447

A PROVÍNCIA RECEBEU AS MENSAGENS A SEGUIR, QUE REGISTRAM AS ÚLTIMAS PALAVRAS DO MONTES-CLARENSE HILTON JADIR SILVEIRA DE SOUZA, UMA DAS 228 VÍTIMAS DO VOO AF 447 DA AIR FRANCE. O E-MAIL FOI POSTADO POR JADIR NA SUA ÚLTIMA VIAGEM À ALEMANHA, E ENDEREÇADO AO SEU COLEGA ENGENHEIRO TADEU BONATTO. POR FIDELIDADE AOS AUTORES, AS TRANSCRIÇÕES SÃO FEITAS NA ÍNTEGRA:

........

Bom Dia Professor Reginauro,

Sou empreendedor lojista em Eunápolis BA (Extremo Sul/Porto Seguro), Tenho como hobby uns 200 destinatários de e-mails, um deles Dr. Tadeu Bonatto, que é engenheiro elétrico da Cia. Baiana de Eletrificação (Coelba) em Itabuna-BA, amigo do desaparecido Hilton Jadir. O e-mail abaixo foi transmitido por ele. Observando duas postagens suas no blog A Província, imaginei que poderia ser interessante recebê-lo. Ah! Como poderia me esquecer? Meu filho Pedro Álvaro faz o 3o ano aí em Moc, no Prisma.

Saudações,

Robernílio O. Freire


Senhores,

Trata-se de um amigo do primo de minha esposa, que encontrava-se no vôo 447, desaparecido da Air France. Como alguns de nós, este brasileiro não se contentava em visitar pelo fato de estar a trabalho, mas, queria ir ao cerne da questão. Vejam o histórico que ele expõe sobre a belíssima Dresden.

Este foi o último e-mail do Hilton na Alemanha. Ele estava voltando para lá.

Uma pessoa muito determinada.

Muito alegre e de um grande astral.


A MENSAGEM:

Como anda o calor aí no Brasil ?
Estou na Alemanha ( SIEMENS) .
Aproveitando entre um teste de aceitação e outro aproveito para conhecer lugares aqui.
Acreditem: Agora estou no trem de Berlin para Hanover ( TEM FOTO) e escrevendo este e-mail.
Apesar de ser primeiro mundo , sinceridade eu
prefiro o Brasil.
Conheci uma cidade maravilhosa e de grande valor historico para o povo Alemão e foi a que mais gostei.
E Dresden é a maior cidade que fica mais oriental da Alemanha.
Fica 110 Km de Praga.
Todos na cidade falam russo e Alemão ( è Claro) ,mas encontrei pouca gente que falasse ingles principalemente entre os mais velhos.

Acredito que para eles a unificação a aconhecer a cidade fuii a internet pesquisar mais sobre a cidade.
Segue um pouco da historia...
Dresden foi uma das cidades mais castigadas pelos bombardeios aéreos americanos e ingleses no final da Segunda Guerra Mundial. Isto que a cidade não tinha nenhuma guarnição militar, defesa anti-aérea pífia e ainda possuía nas cercanias cerca de 200 mil refugiados, que se somavam aos 600 mil habitantes da cidade. Não se sabe a real razão dos intensos bombardeios. Um dos argumentos mais correntes é de que foi pq a cidade ficaria sob ocupação soviética. Outro, de que era importante destruir a moral al
emã, e isso incluiria grande número de mortos e destruição de cidades-símbolos e "queridas" pelo país. (Seria como destruir Gramado no RS, Ouro Preto em MG, etc).
Em 3 noites de bombardeio teria morrido cerca de 250 mil pessoas (80 vezes mais que no ataque de 11/09), pelas bombas incendiárias e muitos se atirando nas águas fugindo das altas temperaturas. Este episódio é considerado o pior massacre de todas as histórias das guerras até hj, já que matou mais gente em pouco tempo que até mesmo as bombas atômicas sobre o Japão.
"Foi então que, nos estertores da 2ª Guerra Mundial, tudo terminou numa só noite. Às 21h30m. de 13 de fevereiro de 1945, um barulho atrovoante
tomou conta dos céus da cidade. Quase mil aviões Lancasters da RAF ( Real Força Aérea), a mando de sir Winston Churchill, tido até então como homem da cultura, começaram a descarregar a primeira leva de bombas sobre a cidade. Choveram lá do alto 1.478 bombas explosivas e mais 1.182 incendiárias. Em seguida foi a vez das fortalezas voadoras dos americanos, jogando uma carga de 1.800 bombas e outras tantas de magnésio para por fogo em tudo. Dresden, em poucas horas, viu-se transformada na maior fogueira do mundo. Um calor que ultrapassou a 800° incinerou ou asfixiou quase toda a população civil. Calcula-se que os mortos oscilaram de 35 a 135 mil vítimas , 80% delas eram mulheres, criança e idosos, visto que os homens estavam no fronte da guerra ( o número de mortos ultrapassou a todas as baixas civis inglesas sofridas durante a Segunda Guerra Mundial).
""Nos dias seguintes, num arremate final do terror, aviões mosquitos da RAF, em vôos rasantes, varreram à metralha as estradas vizinhas, atulhadas com os sobreviventes em fuga, para mostrar-lhes que o inferno os perseguia também ali. No final de tudo, impressionantes pilhas de cadáveres retorcidos, com cem, com duzentos mortos cada uma, pirâmides humanas ainda fumegantes, espalhadas por toda a Dresden, disputavam em horror com os escombros de séculos de beleza e de história devoradas num par de horas."
A cidade é muito bonita.Lá tem a primeira igreja
fundada por lutero .Toda em estilo barroco.
Muito bonito...

Abração para todos.
Daqui vou para a França (Agora a passeio)...

Vou me encontrar com o Hilder ( Presidente da Arcelor Mital na França)

Quem lembra dele?

Medalha de Ouro da minha turma ( 1983).


HILTON JADIR SILVEIRA DE SOUZA

"O melhor de mim é aquilo que não sei"
Clarice Lispector

0 comentários: