domingo, janeiro 17, 2010

CHILENOS ESTÃO ELEGENDO O PRESIDENTE

O candidato da Concertación, Eduardo Frei, fez campanha em Santiago na última quinta-feira, 14.

Após um primeiro turno que abalou a Concertación (coalizão de partidos de esquerda que governa o Chile há 20 anos), cerca de 8 milhões de chilenos vão às urnas novamente a partir das 7 horas (8h de Brasília) deste domingo (17) para escolher seu novo presidente.

Os candidatos Sebastián Piñera, da direitista Coalizão para Mudança, e Eduardo Frei, da Concertación, lutam pelo apoio dos 20% dos eleitores que votaram no independente Marco Enríquez Ominami.


O milionário empresário e candidato da direita Sebastián Piñera em campanha no dia 14 de janeiro.

"Os candidatos adaptaram suas mensagens para se aproximar de Marco Enríquez. Piñera falou muito mais de mudança e Frei enfatizou que as pessoas devem se decidir entre a esquerda e a Concertación", disse o analista político chileno Patricio Navia.

No primeiro turno, Piñera liderou o pleito com 44% dos votos, contra 29,6% de Frei. Marco Enríquez ficou em terceiro, com 20% - o que foi considerado uma surpresa, pois é a primeira vez que concorre e de maneira independente. A Concertación venceu todas as eleições.

As pesquisas indicam um segundo turno bem concorrido. Na terça-feira (13), o instituto de pesquisas Mori divulgou a última projeção antes da votação, que indicou o megaempresário Piñera com 50,9% dos votos, enquanto Frei ficou com 49,1%. A pesquisa tem margem de erro de 3%, o que categoriza empate técnico.

0 comentários: