domingo, maio 08, 2011

HINO DO GALO FOI COMPOSTO POR UM MONTES-CLARENSE


CLUBE ATLÉTICO MINEIRO (1908)
O Galo tem um primeiro hino, diferente deste hino que todos nós conhecemos hoje. O primeiro hino foi composto em 1928 pelo poeta Djalma Andrade e com música de Augusto César Moreira e ele foi dedicado ao então presidente do clube, Leandro de Moura Costa. Ele presidiu o clube de 1926 até 1930, vestia somente roupas pretas ou brancas, mostrando desde cedo o fanatismo das diretorias do Galo, evidente até hoje.
Em 1969 Vicente Motta, mineiro de Montes Claros, foi convidado por Alberto Perini, membro da diretoria do Galo para compor um novo hino para o Atlético. Alberto estudou as marchinhas de Lamartine Babo, que compôs os principais hinos dos clubes cariocas, e compôs um dos hinos mais marcantes do futebol brasileiro, unindo a massa atleticana.


CRUZEIRO ESPORTE CLUBE (1921)
A Raposa foi fundada em 1921 pela colônia italiana de Minas Gerais em homenagem ao seu país natal com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália. Com o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942, o governo baixou um decreto proibindo qualquer referência aos países inimigos, Itália, Alemanha e Japão, mesmo motivo da mudança de nome do Palmeiras em São Paulo. Com algumas variações no nome, finalmente foi oficializado como Cruzeiro Esporte Clube, inclusive mudando as cores do pavilão para o azul e branco. O Palestra tinha um hino que foi utilizado até a mudança de 42, quando foi feito o hino atual pelo maestro Jadir Ambrósio.


AMÉRICA FUTEBOL CLUBE – MG (1912)
O Coelho é a terceira força do futebol mineiro, bom pelo menos tradicionalmente é o time que ainda é considerado um dos grandes de Minas. Possue o estádio Independência, que foi utilizado na Copa do Mundo de 1950, tem uma torcida pequena mas muito fanática. O América tem o hino oficial, um não oficial e um hino da torcida. (Andreas Kisser)

0 comentários: