terça-feira, janeiro 10, 2012

CHUVAS EM MINAS: 2,2 MILHÕES ENSOPADOS, 15 MORTOS

As chuvas já fizeram 15 vítimas em Minas Gerais e pelo menos três pessoas estão desaparecidas. Os dados são do último boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que alerta para a continuidade das chuvas no Estado e atenção especial às regiões Noroeste e no Alto São Francisco, que devem receber um grande volume de chuva nas próximas 24 horas.
Nesta segunda-feira (9) três pessoas morreram e uma está desaparecida em Além Paraíba, na Zona da Mata. Aparecida Alves, de 32 anos, e Igor Alves Moraes, de 3, morreram arrastados pela enxurrada. Um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, morreu soterrado após o deslizamento de uma encosta que atingiu sua casa.
As cheias do rio Paraíba do Sul deixaram ainda uma mulher desaparecida em Além Paraíba. Roseli do Nascimento, de 45 anos, foi arrastada pelas enxurradas nesta segunda-feira.
A forte chuva que atinge a região provocou ainda a interdição total da BR-116 (Rio-Bahia) no quilômetro 800,9, em Além Paraíba. As enchentes arrastaram parte da pista, abrindo uma enorme cratera. Segundo a Cedec, em todo o estado 148 pontes estão danificadas e outras 112 foram completamente destruídas. A recomendação é que as pessoas evitem viajar nessas condições.
As chuvas causaram problemas ainda em Simão Pereira, na Zona da Mata, onde uma forte chuva com duração de aproximadamente cinco horas, alagou ruas e destruiu estradas, deixando parte da zona rural isolada. Em Lavras, na região Sul do Estado, o Ribeirão Vermelho transbordou nesta madrugada provocando inundações em vários pontos da cidade. Pelo menos oito casas tiveram que ser abandonadas, já que o nível da água chegou a atingir o telhado das residências.
O número de cidades em estado de emergência em Minas Gerais não para de aumentar. Nesta segunda-feira (9), 12 prefeituras publicaram o decreto, subindo para 116 os municípios atingidos pelas chuvas. São eles: Galiléia, Resplendor, Presidente Bernardes, Santana de Pirapama, São Francisco, Governador Valadares, Cachoeiria da Prata, Eugenópolis, Coração de Jesus, Santos Dumont e Barroso.
Além dos municípios em emergência, outros 67 sofrem com os efeitos das chuvas que atingem o Estado, chegando a 167 o número de cidades atingidas.
Segundo o boletim da Defesa Civil, em Minas já são 2.251.574 pessoas afetadas pelas chuvas. O número de desalojados chega a 12.875 e 1.240 estão desabrigados. Pelo menos 36 pessoas ficaram feridas. (HD)

0 comentários: