segunda-feira, janeiro 16, 2012

MORRE O ESCRITOR BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

Morreu na madrugada desta segunda-feira (16), em Belo Horizonte, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, de 66 anos. Ele estava internado no Hospital Felício Rocho, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da cidade. Segundo informações do hospital, Queirós sofria de insuficiência renal e fazia hemodiálise.
O velório está sendo realizado na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, Lourdes). O enterro será às 17 horas, no Cemitério Parque da Colina, região Oeste da Capital.
Autor de poemas e histórias infantis e juvenis, educador, crítico de arte, museógrafo e ensaísta, seu primeiro livro, "O peixe e o pássaro", foi publicado em 1974. Em maio do ano passado, o escritor lançou "Vermelho Amargo", que revisita a própria infância.
O escritor também foi ganhador do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira. Em 2008, ele recebeu o Prémio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. É responsável por obras consagradas como "Onde tem bruxa tem fada" (1979) e "Até passarinho passa" (2004).
Vários livros de Bartolomeu de Queirós estão na lista que o Governo brasileiro enviou às bibliotecas das escolas para promover a leitura. 

0 comentários: