sábado, abril 14, 2012

PESQUISA: BRASILEIRO BEBE MAIS CAFÉ DO QUE CERVEJA

Ele pode ser chamado de curto, longo, expresso, carioca ou, simplesmente, cafezinho. Paixão nacional, o café ganha da cerveja na quantidade consumida pelos brasileiros. Segundo dados de 2009 da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), cada pessoa consome, em média, 78 litros do café preparado, número superior ao da bebida alcoólica — que fica em torno dos 50 litros ao ano pelas contas do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
Há duas grandes espécies de café comercializadas no país: canephora e arábica, sendo a última mais saborosa e aromática. O consumidor que estiver disposto a comprar um produto de qualidade — e, consequentemente, pagar mais caro por isso — deve prestar atenção a uma dica importante.
— Procure um pó de café 100% arábico. Normalmente, isso vem marcado na embalagem. Quando não vem informado, é porque não é 100% arábico — ensina Emílio Rodrigues, mestre barista (profissional especialista em fazer café) e proprietário da Casa do Barista, em Santa Teresa.
Diretor de Marketing e Atendimento do portal Comprafacil, Leandro Siqueira diz que há uma tendência forte de compra de máquina para café mais sofisticadas.
— Modelos mais sofisticados estão em alta, principalmente aqueles com característica gourmet. As novas cafeteiras estão cada vez mais com preços atrativos. Quem não quer provar um café com sabor ou servir em casa como se estivesse numa cafeteria? O brasileiro adora café — analisa Siqueira. (Andréa Machado)

0 comentários: