domingo, maio 20, 2012

CINCO NOVOS TREMORES; FAMILIARES DE LULA AFETADOS

 
Os familiares do ex-presidente Lula foram afetados pelos tremores de terra que atingiram a cidade de Montes Claros na noite de sábado e na madrugada e tarde deste domingo. Terezinha de Jesus Soares Silva (foto abaixo), de 53 anos, prima de Maria de Lourdes, mineira que foi a primeira esposa do ex-presidente, mora na rua Edna Lopes, Jardim Eldorado, no Grande Santos Reis. Ela contou à reportagem que achou que o mundo estava acabando quando ocorreu o primeiro tremor. Terezinha e o marido, Manoel Soares Silva, 62 anos, filhos e netos saíram da casa, porque pensaram que o imóvel estava desmoronando. Manoel, que faz salgados para sobreviver, fazia almoço quando sentiu o primeiro abalo no sábado. A família mora ao lado da fábrica de cimento Lafarge e, segundo Terezinha, é comum ouvir barulho na fábrica. Porém o número alto de tremores de terras, principalmente na parte da cidade onde mora, a deixa na expectativa de que Lula ajude a família a comprar uma casa longe dos problemas. 

NOVOS ABALOS PREOCUPAM A POPULAÇÃO
Cinco novos tremores de terras foram registrados nesta cidade, na noite de sábado e na madrugada e tarde de domingo, elevando para 32 o número de abalos desde 2008. Os moradores do Grande Santos Reis, o epicentro dos abalos, querem deixar o local, temendo ocorrências de maior impacto.
Os novos vos tremores foram registrados às 20h35 de sábado, na comunidade rural de Taboquinha, a 35 quilômetros da cidade; à meia-noite e às 3h de deste domingo, em toda a área de Grande Santos Reis, e às 5h30, que afetou toda a cidade, bem como o das 16h32. Como nos sismos de sábado de manhã e à tarde, nenhum dos casos foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (OSIB).
Os novos tremores foram notificados pelo 7º Batalhão de Bombeiros Militares, que recebeu sete ligações de moradores. O Comando de Operações criado pelo governo do Estado, com técnicos da Defesa Civil Estadual e Municipal e Corpo de Bombeiros vistoriou as casas danificadas. O 7º Batalhão informou o número exato de ligações recebidas no sábado, 395; neste domingo, até o meio-dia, 40. Foram vistoriadas 34 casas e interditadas quatro, quatro pessoas foram levadas ao Abrigo Municipal e oito estão desabrigadas.
A Prefeitura de Montes Claros vai pedir ajuda ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) para ajudar a analisar as causas dos tremores. O major Walter Gonzada, diretor Logístico da Defesa Civil de Minas Gerais e chefe do Comando de Operações dos Tremores em Montes Claros, informou que há preocupação em não alarmar a população, pois o susto dos moradores na manhã de sábado, quando começaram os abalos, leva parte da população a entender como tremor de terra qualquer anormalidade.

O pânico que tomou conta dos moradores do Grande Santos Reis, principalmente da Vila Atlântica, se evidencia. A dona de casa Maria de Lourdes Santos quer sair do local, pois teme um desastre de maior proporção. Durante a noite, qualquer barulho a assustava. Na rua B2, não ocorreu nenhum caso grave, mas os seus vizinhos tiveram casas trincadas. Claudina Antunes também vive a sensação de insegurança, apesar de os bombeiros informaram que a sua casa tem boa estrutura.
O pedreiro Wedson Gomes e sua esposa Regina Pereira, cuja casa foi interditada pela Defesa Civil Municipal, dormiu dentro do seu carro, junto com a esposa. Ele abriu o banco traseiro e colocou alguns colchões, para aliviar o desconforto. Ele garante que acordou por volta das 3h com um pequeno tremor, que se repetiu por volta das 5h10. Wedson quer demolir a sua casa, que comprou há oito meses.
O viúvo Domingos Soares de Oliveira comemorou ontem 84 anos, mas em uma situação incômoda: teve de dormir na casa do genro, Tone, obrigado a sair da casa onde mora há mais de 40 anos. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil Estadual, por causa das trincas em várias paredes.
GEÓLOGO PREVÊ OUTRAS OCORRÊNCIAS
O geólogo Paulo Alberto Alessandretti informou neste domingo que os tremores devem se repetir, consequência do abalo de maior magnitude ocorrido no sábado. Mas não soube precisar quando virão e a intensidade. O especialista, que estuda os tremores desde 2009, reivindicou estudos mais profundos sobre as ocorrências, como forma de prevenir uma tragédia e capacitar os moradores a enfrentar a situação. (Girleno Alencar)

0 comentários: