sexta-feira, março 28, 2008

DELÍCIA! CAPA DE GISELE CAUSA POLÊMICA


Seria apenas mais uma das centenas capas de revista com Gisele Bündchen como estrela. Na imagem, clicada pela conceituada fotógrafa Annie Leibovitz para a revista “Vogue”, a brasileira aparece em um vestido de gala junto ao jogador da NBA LeBron James (que, em contraste com Gisele, está de uniforme e com uma bola de basquete). A pose do cestinha do Cleveland Cavaliers está provocando bastante polêmica. James, curvado, de boca aberta e dentes à mostra, segura a cintura de supermodelo. Ela aparece sorridente, mas alguns críticos nos Estados Unidos estão reclamando que a foto sugere e reforça um imaginário depreciativo aos negros: um King Kong que toma à força a garota branca.
A tensão racial é um dos temas que permeiam toda a sociedade norte-americana e está em alta por conta da corrida presidencial, com o candidato negro Barack Obama disputando a indicação democrata.
Segundo alguns críticos nos EUA, a foto é uma alusão feita de maneira torta da seqüência clássica do filme “King Kong”, de 1933, estrelado por Fay Wray. Para alguns teóricos da questão racial, a imagem de um afro-americano em pose agressiva “enfatiza o estereótipo de criminalização dos negros” e é politicamente incorreta. É a primeira vez que um homem negro aparece na capa da “Vogue”. A revista não se referiu diretamente à polêmica e apenas disse que a idéia era colocar “dois astros no melhor de suas formas”. LeBron James declarou que já está acostumado às controvérsias envolvendo o seu nome. Gisele Bündchen não deu opinião.

0 comentários: