terça-feira, março 25, 2008

GALO FAZ 100 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA

Em 25 de março de 1908, 22 garotos se reuniram no Parque Municipal da cidade de Belo Horizonte com o intuiuto de criar um clube de futebol, talvez uma espécie de brincadeira que acabou mais tarde se tornando uma paixão. O grupo de jovens surgiu nos encontros das peladas em um lote de terra da avenida Afonso Pena, entre a rua da Bahia e a avenida Álvares Cabral.
Eurico Catão (primeiro secretário), Leônidas Fulgêncio, Raul Fracarolli, Hugo Fracarolli, Mário Toledo, Mário Lott (primeiro tesoureiro), Margival Mendes Leal (primeiro presidente eleito por aclamação), Benjamim Moss Filho, Mário Neves, Carlos Maciel, João Barbosa Sobrinho, Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, José Soares Alves, Augusto Soares, Humberto Moreira, Júlio Menezes Melo, Sinval Moreira, Horácio Machado, Francisco Monteiro, Jorge Dias Pena e Mauro Brochado, estes foram os vinte e dois jovens que tinham entre 13 e 14 anos, que fundaram o então Athletico Mineiro Football Club. O sonho parecia utopia porém acabou se tornando realidade quando a cidade de Belo Horizonte ainda contava com cerca de apenas de 25 mil habitantes.
Com a idéia criada faltava agora o principal, a equipe. O primeiro time montado surgiria apenas uma ano mais tarde: Eurico, Leônidas, Mauro, Raul e Mário Toledo; Hugo, Mário Lott e Horácio; Francisco, Margival e Benjamim. O uniforme inicial do clube seria totalmente preto, porém em seguida veio o tradicional preto e branco.
Com camisa e jogadores preparados faltava o primeiro adversário, que no dia 21 de março de 1909 encarou o Atlético-MG. O Sport Club Futebol foi a primeira vítima do alvinegro que venceu por 3 a 0. Aníbal Machado foi o primeiro jogador a marcar com a camisa atleticana. Mário Neves e Zeca Alves completaram o placar. Em 1913 o Athletico Mineiro Football Club passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro.

0 comentários: