segunda-feira, agosto 18, 2008

FUTEBOL VIRA SAMBA PARA NOSSAS MENINAS

A batucada já é normal, mas ficou ainda mais animada após a vitória por 4 a 1 sobre a Alemanha, nesta segunda-feira, na semifinal das Olimpíadas de Pequim. Com o resultado, a seleção feminina de futebol vai disputar a medalha de ouro contra os Estados Unidos, repetindo a decisão de Atenas.
A festa começou no vestiário e seguiu até o ônibus da seleção. Entre as músicas, "No, woman no cry" foi uma das mais animadas. Talvez uma resposta a uma provocação alemã em campo sofrida pela atacante Cristiane, após ficar no chão reclamando de uma entrada de uma adversária.
- Ela passou por mim e disse "não chora". Mas no fim foi 4 a 1 e quem chorou não fui eu - disse Cristiane após a partida sem lembrar o nome da alemã.
O sambinha e o pagode são tradicionais na seleção feminina. Serve para relaxar as jogadoras. Tânia Maranhão, Maycon, Pretinha, Formiga e Daniela Alves são as responsáveis pelo grupo que garante a animação e até ganhou nome na seleção feminina: "Em cima da hora." O nome veio porque elas não ensaiam e as músicas surgem de improviso.
O "grupo" toca todo tipo de música: pagode, seresta, samba, axé... Não há uma canção especial. Mas marchinhas como "Me dá um dinheiro aí" e gritos como "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com amor..." são cantadas com freqüência.
A seleção segue todo um ritual no dia da partida. Algo que deu certo no Pan do Rio, foi repetido na Copa do Mundo e que agora é feito também nas Olimpíadas. A animação começa no ônibus da seleção a caminho do estádio. Depois as jogadoras entram fazendo a festa no vestiário. Quando é preciso deixar os instrumentos de lado, um rádio é ligado e um CD feito pelas jogadoras começa a tocar. Ele só é desligado por alguns minutos para que o técnico Jorge Barcellos dê a preleção.

0 comentários: