quarta-feira, novembro 19, 2008

COMÉRCIO FUNCIONA NO DIA DA CONSCIÊNCIA

Lipa apresentou projeto atendendo pedidos de entidades ligadas ao movimento negro

Considerada a data mais importante pelos movimentos negros, o 20 de novembro passa a partir de deste ano a ser feriado em Montes Claros, graças ao projeto de lei apresentada pelo vereador Lipa Xavier e sancionado pelo prefeito Athos Avelino em dezembro de 2007.
O vereador Lipa diz que apresentou o projeto a pedido de entidades que atuam em defesa dos direitos do negro.
- A data já era feriado em 301 cidades brasileiras, Montes Claros é a 302. Atendi a reivindicação das entidades, especialmente a Unegro – União dos Negros. A data tem objetivo de levantar questões sobre o preconceito e direitos do negro. Lembrando que o dia 20 de novembro é o aniversario de morte de Zumbi um símbolo da luta contra a escravidão – explica Lipa.
O feriado, criado através de lei do vereador Lipa Xavier, do PCdoB e sancionada pelo Executivo vem gerando polêmica na cidade.
Preocupado com mais um feriado, que impedia o comércio de vender mais, o empresário Humberto Souza Lima, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, estimulado pelos associados, procurou o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Osanan Gonçalves dos Santos e apresentou a proposta.
Depois de algum tempo de conversa, os dois chegaram à conclusão de que deveriam firmar acordo coletivo, para as lojas abrirem normalmente nesta quinta-feira, em função da perspectiva de aumento das vendas para o Natal.

0 comentários: