segunda-feira, fevereiro 02, 2009

DEPOIS DE DEZ ANOS, JOSÉ ALENCAR VENCE MAIS UM ROUND

RESISTÊNCIA
Até médicos se impressionam com o paciente, do qual foram retirados nove tumores
O vice-presidente José Alencar, que se recupera de cirurgia para retirada de tumores da região abdominal realizada no último dia 25, deixou nesta segunda-feira (2) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês.
De acordo com o comunicado, o vice-presidente foi transferido para a Unidade Crítica Coronariana onde dará continuidade à sua recuperação.
Ainda segundo o texto, Alencar "evolui bem, alimenta-se por via oral, se senta e conversa normalmente". As equipes que cuidam do vice-presidente são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista) e Ademar Lopes (cirurgião-oncologista).
A cirurgia
A cirurgia, considerada de alta complexidade pelos médicos, é a mais delicada realizada nos dez anos em que José Alencar luta contra o câncer.
Durante o procedimento, foram retirados nove tumores. Para remover o maior deles, com 12 centímetros de diâmetro, foi preciso remover também parte dos intestinos grosso e delgado. Foi necessário ainda retirar dois terços do canal que liga o rim esquerdo à bexiga; os médicos usaram parte do intestino para reconstruir o canal.
Também foram removidos pelos menos outros oito tumores menores na região abdominal. No final da operação, os médicos também aplicaram uma injeção com uma solução de quimioterapia para que fossem eliminadas possíveis células cancerígenas.
A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião-oncologista Ademar Lopes. “O vice-Presidente e seus familiares foram avisados sobre a complexidade do procedimento, bem como, sobre os riscos trans e pós-operatórios, estando todos de perfeito acordo”, frisou o cirurgião-oncologista Ademar Lopes.

0 comentários: