terça-feira, março 24, 2009

GAY BRASILEIRO 'INJUSTIÇADO" PEDE ASILO NOS STATES

EM SALVADOR
Tim Coco e Genésio Januário Oliveira Júnior (à direita) posam para foto.
O gay brasileiro que fez um pedido de asilo nos Estados Unidos afirma que tanto ele como o seu marido americano estão sofrendo uma “injustiça”. Genesio Januario Oliveira Junior, de 29 anos, diz ainda que se mantém escondido no Brasil, “um país bem preconceituoso”, por “precaução e segurança”. O pedido de asilo é, segundo ele, por temer perseguição por causa de sua sexualidade.
Oliveira se casou com o americano Tim Coco em 2005, em Massachusetts, quando ainda tinha apenas o visto de turista, segundo a mídia americana, depois que eles se conheceram em um bar em Boston. O estado de Massachusetts permite o casamento homossexual, mas, pela lei federal, não garante a um estrangeiro que ele possa permanecer no país legalmente.
O caso ganhou repercussão após Oliveira e Coco entrarem com um pedido de asilo argumentando que tinham medo de que ele sofresse novos atos de preconceito e agressão no Brasil por ser homossexual e depois de o americano ter conversado pessoalmente com o senador e ex-candidato à presidência dos EUA John Kerry.
Kerry, por sinal, pediu ao Departamento de Justiça que reconsidere o caso e conceda asilo diplomático ao brasileiro. Oliveira também enviou uma carta, no ano passado, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o então presidente americano George W. Bush e para o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
“O Brasil, como deve saber, é superpreconceituoso e há muitas perseguições a homossexuais, não só moralmente como fisicamente. O Brasil, apesar de reconhecer matrimônios entre casais de mesmo sexo para imigração, a população em si não respeita casais de mesmo sexo. A polícia do Brasil já participou de vários crimes contra homossexuais segundo o grupo Gay da Bahia. Um motivo a mais para ser cauteloso em pedir ajuda”, afirmou ele.

0 comentários: