A tese de que parte dos dinossauros não acabou, mas evoluiu e se transformou em aves, está se tornando cada vez mais comprovada. A descoberta de um pequeno fóssil na China reforça a teoria. Já batizado de Haplocheirus sollers, ele é um réptil parente próximo dos primeiros pássaros, e ajuda a esclarecer algumas lacunas do elo perdido entre dinossauros e pássaros.
O réptil descoberto é da família dos alvarezsaurídeos, um grupo semelhante às aves, mas que não se transformou nelas. A novidade é que o H. sollers é 63 milhões de anos mais velho que os seus familiares conhecidos. “É como encontrar um parente perdido há muito tempo”, compara o cientista Jonah Choiniere, da Universidade George Washington, nos EUA.
Com a descoberta, publicada na revista "Science", o fóssil se torna o ancião dos alvarezsaurídeos, e por consequência o bicho de sua família mais próximo do grupo maniraptora, o ramo evolutivo dos dinossauros que inclui as aves.
A reconstituição feita pelos cientistas mostra que o H. sollers era parecido com um avestruz, mas com um rabo comprido. O bicho viveu há cerca de 160 milhões de anos, no período jurássico superior, e tinha entre 190 e 230 centímetros de comprimento. No lugar do bico, levava pelo menos trinta pequenos dentes presos aos maxilares.
Fóssil, com o esqueleto quase completo, foi encontrado na província de Xinjiang, na China. Animal viveu há cerca de 160 milhões de anos.
1 comentários:
Vixe!! Precisa tanta pesquisa pra descobrir isso não! os dinossauros estão aqui mesmo em Montes Claros um é o Prefeito e alguns distribuidos na ATCMC, e trasmontes, ah em algumas secretarias encontra-se especies raras como o "Trogloditas babacais", ou o comum "ocupeidis Cabidines empregaticius" e por ai vai, vamos nos atualizar pessoas...ia esquecendo o mais comum de todos "Eleitorius Otarius pacientius"..aqueles que se amontoam no ponto de onibus tentando entender o funcionamento, intinerário e paradas dos onibus, porque os contratados pra nos informar só perguntam!
Postar um comentário