quarta-feira, fevereiro 24, 2010

DINOSSAUROS: DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE

Um dos autores da descoberta, o paleontólogo Brooks Britt, da Universidade Brigham Young, mostra fóssil do abydossaurus. Crânios completos foram encontrados em apenas oito das mais de 120 espécies conhecidas de saurópodes.

Um grupo de paleontólogos descobriu uma nova espécie de dinossauro, já batizada de abydossaurus, que viveu há 105 milhões de anos no estado de Utah, nos Estados Unidos. Entre os fósseis encontrados em pedras muito duras estão quatro crânios, dois deles completos.

O bicho descoberto pertence ao grupo dos saurópodes, que eram muito grandes, tinham pescoço e rabo compridos e eram herbívoros. Segundo os cientistas, que publicaram o achado no periódico científico Naturwissenshaften, é muito raro encontrar crânios de animais desse grupo, já que eles tinham os ossos da cabeça muito finos e leves, fato que os ajudava a não sobrecarregar o longo pescoço.


Criação artística mostra como poderia ter sido o abydossauros. O réptil pertencia a um grupo que tinha pescoço e rabo muito longos.

0 comentários: