quinta-feira, setembro 29, 2011

CHURRASCO É NOVO VILÃO NO SURGIMENTO DE CÂNCER

Programa legal de sábado para a maioria dos brasileiros, o churrasco é apontado como um dos vilões no desenvolvimento de câncer. O Ministério da Saúde também alerta para o consumo excessivo de alimentos que possuem alto nível de agentes cancerígenos, como os nitritos e nitratos usados para conservar picles, salsichas e outros embutidos, e alguns tipos de enlatados. Segundo pesquisa realizada pelo órgão em 2010, os tipos de cânceres relacionados aos hábitos alimentares no Brasil estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.
O oncologista Leandro Ramos diz que é preciso uma atenção especial com alimentos defumados. O médico explica que devido à forma como são preparados, expostos diretamente à fumaça, oferecem maior risco de desenvolvimento de células cancerosas. "Isso não significa que todo mundo que ingere esses alimentos vai desenvolver um câncer. Mas se a pessoa já tem uma predisposição genética, há um aumento do risco de apresentar a doença no futuro".
A nutróloga Fernanda Schettino Cerqueira chama a atenção especialmente para o consumo de carnes vermelhas, um hábito bastante comum entre os brasileiros. Segundo ela, os riscos de câncer estão relacionados à forma de preparo da carne. No caso de churrascos, por exemplo, a médica explica que são formadas substâncias cancerígenas devido à exposição à fumaça. “O ideal é alternar a carne vermelha com as de peixe e de frango, e, se possível, preparar o prato cozido”.
De acordo com o oncologista, além dos alimentos defumados, os produtos industrializados de maneira geral oferecem riscos para a saúde. "Essa comida rápida e pronta, rica em gordura, que é cada vez mais comum, é uma vilã para saúde de uma maneira geral, não somente para o câncer".
Conforme a pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2010, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares no País estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença. A pesquisa, que entrevistou 54.367 pessoas, concluiu que o padrão alimentar no país mudou para pior, com um aumento no consumo de carne gordurosa (um em cada três entrevistados) e comidas semiprontas. Além disso, o estudo demonstrou que o brasileiro tem consumido mais refrigerantes e sucos artificiais, ingerido menos fibras e praticado pouca atividade física.
Leandro Ramos explica que isso é um reflexo da correria do dia a dia, em que as pessoas têm cada vez menos tempo para se alimentar, e acabam comendo na rua ou comprando comidas prontas nos supermercados. O médico disse ainda que nunca é tarde para mudar os hábitos, incluindo alimentos mais saudáveis na dieta.
Fernanda Schettino explica que alguns nutrientes apresentam um papel protetor quanto ao câncer de um modo geral e devem ser incorporados à alimentação diária. Entre as recomendações estão ingerir pelo menos três frutas ao longo do dia e consumir vegetais verde-escuros. E ainda, incluir o peixe no cardápio pelo menos duas vezes por semana. A médica orienta também que se evite o consumo excessivo de embutidos, álcool, churrasco, alimentos conservados no sal e defumados. "A dica é sempre colorir o prato quando se quer investir na saúde. Isso porque, ao selecionar alimentos com diferentes colorações, aumentam as chances de que se reúna um número maior de nutrientes variados". (Thaís Mota)

0 comentários: