quinta-feira, setembro 15, 2011

GOVERNO JOGA DURO E CONTRATA 12 MIL PROFESSORES

O Governo de Minas Gerais decidiu colocar um ponto final na greve dos professores, que na quinta-feira (15) completa 100 dias, sendo 60 deles letivos. Endurecendo o jogo, vai contratar 12 mil professores para substituir os educadores que estão de braços cruzados. A decisão será publicada no Diário Oficial do Governo na edição de quinta-feira. Medida idêntica foi tomada em agosto para atender os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que farão o Enem.
As contratações devem começar a ser feitas no início da próxima semana, quando cada superintendência irá selecionar os profissionais. À medida em que as substituições começarem a ser feitas, as aulas serão retomadas nas 44 escolas que estão totalmente paradas e nas mais de 700 que estão parcialmente paralisadas. Segundo o Governo, a decisão foi tomada para evitar 'danos irreparáveis' para os alunos das escolas que aderiraram à greve.
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) informou, por meio de sua assessoria de Imprensa, que irá recorrer a todas as esferas judiciais para tentar barrar estas contratações. A coordenadora-geral da entidade, Beatriz Cerqueira, reuniu-se com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira, em Brasília. Segundo ela, Haddad se comprometeu a intermediar as negociações entre o Governo mineiro e o Sind-UTE
“Chegamos a uma situação limite”, definiu a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, que apoio a contratação dos substitutos. Os professores se reúne na quinta-feira, às 14 horas, no pátio da Assembleia, para decidir os rumos da greve que já é a mais longa registrada em Minas Gerais nas últimas duas décadas.
Para assegurar o cumprimento dos 200 dias do ano letivo, os estudantes que estavam sem aulas terão que comparecer às escolas todos os sábados e feriados até o final deste ano. Para concluir a reposição, perderão as férias de janeiro. Conforme os cálculos do Governo, o ano letivo só terminaria em 24 de fevereiro de 2012. Assim, as férias dos alunos prejudicados pela greve teriam início em 27 de fevereiro e se estenderiam até 11 de março. O ano letivo de 2012 começaria em 12 de março e só seria concluído em janeiro de 2013. (Renata Evangelista)

0 comentários: