terça-feira, setembro 20, 2011

MONTES CLAROS PODERÁ GANHAR FÁBRICA DA VOLKS

Montes Claros poderá abrigar uma planta da Volkswagen do Brasil. A montadora alemã anunciou recentemente que irá ampliar sua capacidade produtiva no país e, para isso, pode construir uma nova planta fabril no Estado. As negociações com o governo do Estado já estão em andamento e técnicos da empresa estiveram recentemente no município avaliando terrenos.
Segundo uma fonte ligada à montadora, além de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco também estariam no páreo. "As conversas ainda estão em fase inicial, mas há chances de o investimento vir para Minas", afirmou a fonte que preferiu não se identificar.
A fonte informou, ainda, que o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), estaria responsável pelas negociações.
"Embora os incentivos fiscais e a logística favorável dos portos em Camaçari e Suape pesem a favor do Nordeste, o Indi está trabalhando forte para trazer a planta para Minas", ressaltou. O Indi foi procurado para falar sobre o assunto, mas o diretor responsável pelo setor não respondeu às solicitações da reportagem.
O governo mineiro tenta correr por fora para evitar que aconteça com a Volkswagen o mesmo que ocorreu com sua conterrânea BMW. A montadora desistiu de instalar uma planta em Montes Claros quando a presidente Dilma Rousseff vetou a Medida Provisória 512, que concederia benefícios fiscais para empresas do setor automobilístico se instalarem no Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Isso aconteceu no início de maio. Na época, o governador Antonio Anastasia confirmou que o Estado estava em tratativas avançadas com empresas do setor automobilístico para implantação de indústrias no Norte de Minas, caso a lei fosse sancionada. E até hoje o Executivo estadual aguarda novas medidas por parte do governo federal para reparar a perda.
Minas Gerais já havia sido prejudicada com outra medida provisória editada pelo governo federal no final do ano passado. O dispositivo criou incentivo específico para Pernambuco, possibilitando a instalação de uma fábrica da Fiat Automóveis no Nordeste.
O anúncio de um novo investimento da Volkswagen no Brasil foi feito pelo presidente da montadora no Brasil, Thomas Schmall, na semana passada, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.
Na ocasião, ele afirmou que a montadora terá que aumentar a capacidade, mas ainda não ficou decidido se será feita a duplicação de uma das fábricas ou se será construída uma nova unidade. O anúncio da operação será ainda neste ano, de acordo com Schmall.
A intenção da montadora alemã é lançar um novo modelo popular no Brasil, que já está sendo desenvolvido. O carro terá como base o compacto Up!, lançado no último dia 13 na Europa, durante o Salão de Frankfurt. A intenção é produzir um veículo popular, voltado para o público jovem e de renda mais baixa. Especula-se que o carro seja vendido por cerca de R$ 23 mil. (Luciane Lisboa)

0 comentários: