domingo, novembro 13, 2011

MAIS DE 100 K DE MACONHA APREENDIDOS NA ROCINHA


Cento e doze quilos de maconha foram encontrados por agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), neste domingo (13), na Favela da Rocinha. A droga estava dividida em dezenas de tabletes, que estavam enterrados em uma localidade conhecida como Laborioux, no alto do morro. No mesmo local, foram encontradas 13 armas enterradas.
A apreensão foi feita após a ocupação das comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. Cerca de três mil policiais participaram da ação realizada nesta madrugada.
Ainda na Rocinha, os policiais apreenderam dez morteiros, sendo que quatro estavam carregados e prontos para utilização. A equipe antibomba foi chamada para analisar o material e constatou que os morteiros que não possuíam alto poder de destruição.
Foram apreendidas também 21 motos roubadas na Rocinha. "Ainda devem chegar mais uns três reboques com motos roubadas apreendidas na Rocinha, totalizando mais de 100 motos. Os criminosos tentam dificultar nosso trabalho, trocando placas, mas fizemos a verificação do chassis de todas elas e constatamos que são todas roubadas", afirmou o inspetor Vagner Batista.
As motos foram retiradas do local em um caminhão e levadas para a Delegacia de Roubos e Furtos. Muitas motocicletas foram utilizadas para fazer barricadas, segundo a polícia.


Já na Favela do Vidigal, policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) apreenderam diversas armas por volta das 11h30 deste domingo, no alto do morro, na localidade conhecida como Mata do Arvrão. O material foi apresentado no 23º BPM (Leblon), que serve de quartel-general da operação de ocupação da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. Foram apreendidos um fuzil 556 M16; três pistolas; doze carregadores simples; dois carregadores alongados; uma granada; uma luneta; um radiotransmissor; um coldre; uma máquina de caça-níquel; e uma mochila com farta munição.
No total, cerca de 3 mil homens participaram da operação realizada durante a madrugada, que contou com apoio de 6 blindados da PM ("Caveirão"), 18 blindados da Marinha, 4 helicópteros da PM e outros 3 da Polícia Civil. Não houve confrontos. O coronel Pinheiro Neto, Chefe de Estado Maior Operacional da Polícia Militar, explicou que a missão de retomada foi iniciada às 4h e já havia sido cumprida por volta de 6h.
Localizada entre os bairros da Gávea e de São Conrado, a Rocinha tem, atualmente, 69,3 mil moradores, segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocupam uma área de 864.052 m².
A comunidade tem 3 escolas e 3 creches municipais, 1 Ciep, 11 unidades de saúde, um centro de assistência social e duas praças .De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Rocinha é a região administrativa da cidade que tem a população com menor nível de escolaridade entre todas do município do Rio de Janeiro. (Mylène Neno)

0 comentários: