A 21ª Festa Nacional do Pequi, que será realizada nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, está com uma programação de dar água na boca e de encher de orgulho os norte-mineiros. Realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, a Festa do Pequi faz parte do calendário de eventos de Montes Claros e, neste ano, além de promover a valorização do fruto do cerrado, a programação abrange atividades voltadas para a valorização da carne de sol. Uma das atividades é o Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional “Carne de Sol”, que começa na sexta-feira, dia 09, às 9h, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS). Também haverá oficinas na Praça dos Jatobás na Carreta Sabor & Saber Makro, sob o comando da chef Bernadete Guimarães.
As inscrições para estas atividades serão recebidas até dia 3 de dezembro nas dependências do Circuito Turístico Sertão Gerais, no Mercado Central Christo Raeff. Além das oficinas de culinária, a Festa do Pequi conta com oficina de dança, oficina de esmaltação, viola, rabeca e tecelagem.
A Fundação Nacional de Artes também promove uma palestra de capacitação do Edital dos Microprojetos Mais Cultura Bacia do São Francisco em Montes Claros , no dia 08 de dezembro, das 9h30 às 12h e das 15h às 17h30, no Centro Cultural Hermes de Paula.
“A cada ano aprimoramos mais a tradicional Festa do Pequi que é uma das maiores manifestações ambiental de Minas Gerais”, afirma o Secretário de Cultura, Ildeu Braúna. Realizada desde os anos 80, a Festa tem como objetivo preservar o pequizeiro, árvore símbolo do estado de Minas Gerais. O pequi é o fruto de valor econômico, ecológico, cultural, gastronômico e medicinal do cerrado do Norte de Minas.
O tradicional concurso de arroz com pequi tem como objetivo estimular a criatividade dos cozinheiros, preservar a culinária norte-mineira e descobrir os novos sabores que esse fruto exótico pode proporcionar. Todos os dias, a Festa do Pequi oferece exposições de artesanato, ambientais e culturais, projeto saúde ambiental, comidas típicas e oficinas.
No primeiro dia da Festa do Pequi, que começa às 21h30, na Praça Jatobás, haverá a primeira eliminatória do 8º Festival de Música e em seguida shows com artistas regionais. Dia 10 (sábado), às 21h, será a segunda eliminatória do festival de Música e às 23h, haverá show com Dados Villas Lobos, ex-integrante de uma das maiores bandas de rock nacional, Legião Urbana. Guitarrista, vocalista, produtor e dono de uma gravadora, Dado Villa Lobos promete um grande show.
No domingo, 11, às 21h, haverá a tão esperada etapa final do Festival de Música, que premiará os vencedores com 10.000,00. Para encerrar a noite, às 23h, terá show musical com Oswaldo Montenegro, cantor e compositor que, desde 1970, começou a participar de festivais de música. É autor de várias músicas consagradas como Lua e Flor, Bandolim, Léo e Bia, Agonia, entre outras.
Exposição - Durante a programação da Festa do Pequi, a Secretaria de Cultura apresenta a exposição do marinheiro João Cândido, uma das lideranças mais importantes do movimento pelos direitos humanos. Entre os dias 05 e 08, a exposição será no Hall da Prefeitura. Depois, a mostra segue para a Praça dos Jatobás.
A ação é uma exposição itinerante que percorre cerca de 800 municípios brasileiros com o Projeto Memória. Este projeto resgata, difundi e preserva a memória cultural brasileira por meio de personalidade ou fatos marcantes que contribuíram significativamente para a transformação social e a construção da cultura brasileira. João Cândido foi o principal líder da Revolta da Chibata de 1910, e considerado um dos grandes defensores dos direitos humanos no Brasil. (Andréia Pereira e Clarinha Oliveira)
0 comentários:
Postar um comentário