quinta-feira, dezembro 01, 2011

LIBERADA PROGRAMAÇÃO DA FESTA NACIONAL DO PEQUI

A 21ª Festa Nacional do Pequi, que será realizada nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, está com uma programação de dar água na boca e de encher de orgulho os norte-mineiros. Realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, a Festa do Pequi faz parte do calendário de eventos de Montes Claros e, neste ano, além de promover a valorização do fruto do cerrado, a programação abrange atividades voltadas para a valorização da carne de sol.  Uma das atividades é o Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional “Carne de Sol”, que começa na sexta-feira, dia 09, às 9h, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS). Também haverá oficinas na Praça dos Jatobás na Carreta Sabor & Saber Makro, sob o comando da chef Bernadete Guimarães.
As inscrições para estas atividades serão recebidas até dia 3 de dezembro nas dependências do Circuito Turístico Sertão Gerais, no Mercado Central Christo Raeff. Além das oficinas de culinária, a Festa do Pequi conta com oficina de dança, oficina de esmaltação, viola, rabeca e tecelagem.
A Fundação Nacional de Artes também promove uma palestra de capacitação do Edital dos Microprojetos Mais Cultura Bacia do São Francisco em Montes Claros, no dia 08 de dezembro, das 9h30 às 12h e das 15h às 17h30, no Centro Cultural Hermes de Paula.
“A cada ano aprimoramos mais a tradicional Festa do Pequi que é uma das maiores manifestações ambiental de Minas Gerais”, afirma o Secretário de Cultura, Ildeu Braúna. Realizada desde os anos 80, a Festa tem como objetivo preservar o pequizeiro, árvore símbolo do estado de Minas Gerais. O pequi é o fruto de valor econômico, ecológico, cultural, gastronômico e medicinal do cerrado do Norte de Minas.
O tradicional concurso de arroz com pequi tem como objetivo estimular a criatividade dos cozinheiros, preservar a culinária norte-mineira e descobrir os novos sabores que esse fruto exótico pode proporcionar.  Todos os dias, a Festa do Pequi oferece exposições de artesanato, ambientais e culturais, projeto saúde ambiental, comidas típicas e oficinas.
No primeiro dia da Festa do Pequi, que começa às 21h30, na Praça Jatobás, haverá a primeira eliminatória do 8º Festival de Música e em seguida shows com artistas regionais. Dia 10 (sábado), às 21h, será a segunda eliminatória do festival de Música e às 23h, haverá show com Dados Villas Lobos, ex-integrante de uma das maiores bandas de rock nacional, Legião Urbana. Guitarrista, vocalista, produtor e dono de uma gravadora, Dado Villa Lobos promete um grande show.
No domingo, 11, às 21h, haverá a tão esperada etapa final do Festival de Música, que premiará os vencedores com 10.000,00. Para encerrar a noite, às 23h, terá show musical com Oswaldo Montenegro, cantor e compositor que, desde 1970, começou a participar de festivais de música. É autor de várias músicas consagradas como Lua e Flor, Bandolim, Léo e Bia, Agonia, entre outras.
Exposição - Durante a programação da Festa do Pequi, a Secretaria de Cultura apresenta a exposição do marinheiro João Cândido, uma das lideranças mais importantes do movimento pelos direitos humanos. Entre os dias 05 e 08, a exposição será no Hall da Prefeitura. Depois, a mostra segue para a Praça dos Jatobás.
A ação é uma exposição itinerante que percorre cerca de 800 municípios brasileiros com o Projeto Memória. Este projeto resgata, difundi e preserva a memória cultural brasileira por meio de personalidade ou fatos marcantes que contribuíram significativamente para a transformação social e a construção da cultura brasileira. João Cândido foi o principal líder da Revolta da Chibata de 1910, e considerado um dos grandes defensores dos direitos humanos no Brasil. (Andréia Pereira e Clarinha Oliveira)

0 comentários: