quinta-feira, dezembro 29, 2011

ANO NOVO COMEÇA COM RADAR EM MONTES CLAROS

A decisão da Prefeitura de Montes Claros de monitorar com radares a partir de janeiro do ano que vem avenidas que formam corredores de grande circulação de veículos, como forma de oferecer mais segurança a motoristas e pedestres, já recebe manifestações de apoio de pessoas que comungam da preocupação de preservar a integridade física e a vida dos montes-clarenses.
O professor e jornalista Benedito Said, que assina coluna em importante jornal da cidade, diz textualmente, em recente edição do Jornal de Notícias: “Instalar radares na cidade é mais do correto. É necessário, pois há abusos e até mesmo rachas entre veículos. A vida do cidadão, quando não respeitada através da conscientização, deve ser preservada a partir do que permite a legislação, onde está acolhido o uso do radar para multar e punir infratores contumazes”.
O Executivo municipal tem recebido críticas de segmento da imprensa, que considera a coibição dos excessos de velocidade uma providência desnecessária. A frota de veículos na cidade cresce continuamente, favorecida pelo bom momento econômico por que passa o município, com reflexos positivos no poder aquisitivo das pessoas. Segundo a Receita Estadual, o número de automóveis passou de 58.355 em 2010 para 62.353 em 2011; as motocicletas passaram de 58.916 no ano passado para 64.505 este ano.
Dados do Corpo de Bombeiros mostram que a quantidade de acidentes de trânsito cresce proporcionalmente ao número de veículos. Pulou de 1.047 em 2010 para 1.214 em 2011. As estatísticas variam conforme o órgão que as compila. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) registrou 3.633 acidentes no ano passado, 2.108 com envolvimento de motocicletas. O Detran considera que 90% dos acidentes devem-se à imprudência dos condutores, incluindo aí o excesso de velocidade.
O presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), Paulo Jacinto, informa que a fiscalização começa nos primeiros dias do ano que vem. A princípio, através de uma viatura com radar móvel, que se deslocará ao longo de diferentes vias onde o índice de acidentes é acentuado.
“Em janeiro deverão ser instalados os 14 radares fixos. A providência visa oferecer à sociedade um dispositivo regulador que leve o condutor a obedecer a velocidade máxima permitida para a via, evitando acidentes e naturalmente proporcionando mais segurança aos montes-clarenses”, ressalta.
As primeiras avenidas selecionadas são a Mestra Fininha, José Corrêa Machado, São Judas, Deputado Esteves Rodrigues, Deputado Plínio Ribeiro, Magalhães Pinto, Osmane Barbosa e Francisco Gaetani. Elas já a recebem pintura na pista alertando para a presença dos radares, que será seguida da sinalização vertical. “A perspectiva é de que até 15 de janeiro cheguem à cidade os 14 radares fixos que complementarão a fiscalização nessas vias”, explica Jacinto. (José Wilson Santos)

3 comentários:

zedezim disse...

A colocação de Radares em Moc já deveria ter acontecido a muito tempo. contudo a empresa de transito de tem colocado placas em avenidas de transito rápido que deveriam se de 60km para 40km e isso pode ser um problema. ao invés de desafogar o transito poderá acontecer o contrario.
José Geraldo de Azevedo

Anônimo disse...

Concordo que há excessos de velocidade em Moc, porém os limites de velocidade impostos não condizem com as vias onde estão sendo instalados os radares, como Av. Mestra Fininha limite de 40Km não entendo quem está estipulando os limites não deve conhecer o local onde serão instalados os radares, pois este limite até os ciclistas que por ali circulam irão ultrapassar. Já os veículos formaram uma longa fila por toda a avenida. Se no início da implementação ou mesmo antes dele já estão cometendo erros fico com medo de qual o resultado desta mudança, pelo visto muitas multas ou transito muito lento formando muitas filas. Implementar um projeto sem o devido planejamento irá causar mais transtornos do que os atuais.

Anônimo disse...

EM MONTES CLAROS REALMENTE PRESCISA DE RADAR, MAS COM A VELOCIDADE DE 40 KM COM CERTEZA ATÉ QUEM CRIOU ESTE LIMITE DE VELOCIDADE SERÁ MULTADO, EU VEJO COMO UMA FORMA DE ARRECADAR DINHEIRO E NÃO COMO UMA FORMA DE PUNIR OS INFRATORES, QUE GOSTA DE ALTA VELOCIDADE.PENSE BEM; QUEM ESTA AFIM DE COMPETIR VELOCIDADE EM ALTAS MADRUGADAS,COM CERTEZA A PLACA DE SEU CARRO NÃO SERÁ IDENTIFICADA (PLACA TAMPADA).