Mais de 40 famílias da comunidade rural de Santa Rosa, no município de Brasília de Minas, foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf com a doação de equipamentos e materiais destinados ao abastecimento de água à população daquela comunidade. O termo de doação foi assinado na sede da Companhia, em Montes Claros, pelo superintendente Dimas Rodrigues e pelo presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rosa, José Luiz Cardoso da Silva. Com essa ação, segundo o líder comunitário José Luiz Cardoso, a Codevasf está resolvendo um dos maiores problemas de saúde pública da comunidade de Santa Rosa.
Localizada a 23 quilômetros da sede do município, a comunidade de Santa Rosa, formada por pequenos produtores rurais não tem água nem mesmo para consumo doméstico. A única solução, até agora, era buscar a água com lata na cabeça ou usando carroça como meio de transporte, no córrego Gameleira, distante quatro quilômetros da comunidade. O mais grave, segundo relato de moradores daquela localidade, é que esse rio, que serve como fonte hídrica para a população de Santa Rosa, recebe todo o esgoto da cidade de Brasília de Minas, inclusive hospitalar, sem nenhum tratamento, tornando inviável para consumo humano e mesmo animal, mas por falta de opção é usada assim mesmo.
Para resolver essa situação, com a implantação de um sistema comunitário de abastecimento de água na comunidade de Santa Rosa, tendo como fonte hídrica um poço tubular já perfurado e com boa vazão, a Codevasf está repassando mais de 3.200 metros de tubos de PVC de várias polegadas, para levar água limpa e saudável à todas as casas da comunidade. Paa tanto está usando recursos oriundos de emenda parlamentar disponibilizada pelo deputado federal Saraiva Felipe. (Waldemiro Miranda)
0 comentários:
Postar um comentário