sexta-feira, dezembro 30, 2011

APRESENTADA MAQUETE DO TEATRO DE MONTES CLAROS

Jornalistas, representantes da classe cultural montes-clarense, secretários municipais e outras autoridades presentes na manhã desta sexta-feira, 30 de dezembro, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Tadeu Leite, conheceram, em primeira mão, o esboço e perspectivas do projeto que proporcionará a Montes Claros, já conhecida como a Cidade da Arte e da Cultura pelos seus talentosos artistas – um espaço adequado para a realização de grandes espetáculos teatrais.
A prefeitura está adiantando o trabalho a fim de abrir licitação para a construção do Teatro Municipal, que poderá ser concebido graças a projeto de lei do Executivo aprovado na câmara municipal, que aliena parte do terreno pouco utilizado nos fundos da Praça de Esportes para a execução de equipamentos urbanos há muitos anos sonhados pela população; o outro é o Mocão, estádio de futebol que será construído no Grande Delfino, com capacidade para 20.400 pessoas.
Sob a competência da arquiteta Ivana Andrade, o anteprojeto do Teatro Municipal, cuja localização será na Praça dos Jatobás, região Centro-Sul da cidade, contempla todas as formalidades técnicas e estruturais de forma a proporcionar aos artistas e espectadores conforto térmico e acústico. “Foi realizado estudo do fluxo e das necessidades e tudo que existe num teatro profissional dos grandes centros foi colocado no projeto”, ressalta Ivana.
Com uma concepção arrojada, o projeto prevê palco de cena italiano, tipo mais usado no país, que oferece melhores condições de visibilidade e que possibilita transformações cênicas exigidas pela ação. Ele é retrátil e pode, inclusive, ser utilizado para apresentação de corais e outros musicais. Sua capacidade será para 500 pessoas na plateia. “Em capitais, a maioria dos teatros oferecem no máximo 700 lugares. Com peças encenadas em diferentes horários, acredito que, com quatro sessões, por exemplo, duas mil pessoas poderiam ter acesso a excelentes espetáculos num único dia em Montes Claros”, afirma Ivana Andrade. O local, já pensado para oferecer acessibilidade, com rampas laterais e elevadores, terá também espaço para orquestras, exposições, além de restaurante e café num segundo piso. Na área externa, além de vagas de estacionamento para atender o público, um espelho d’água se somará à arquitetura do teatro. A expectativa é que a estrutura fique pronta em meados do mês de agosto de 2012. O investimento é de cerca de R$ 8,5 milhões. (Luís Alberto Caldeira)

0 comentários: