terça-feira, março 06, 2012

FÁBRICA DA FIAT EM MOC TERÁ POLO DE FORNECEDORES

Além do aporte de R$ 600 milhões na Case New Holland (CNH) em Montes Claros, a empresa do grupo italiano Fiat também vai investir na formação de um cinturão de fornecedores na cidade do Norte de Minas em terreno adjacente ao que será instalada a fábrica de máquinas para construção. Prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos da fabricante de máquinas pesadas que estão hoje localizados em Contagem poderão abrir filiais ou mesmo se transferir para Montes Claros. As informações são do governador Antonio Anastasia.
Ele esteve na segunda-feira (5), em Turim, na Itália, na cerimônia que formalizou o investimento da CNH em Montes Claros com a assinatura de um protocolo de intenções. Também assinaram o protocolo o CEO da Fiat, John Elkamn, o presidente da Fiat Chrysler para América Latina, Cledorvino Belini, o presidente da CNH, Valentino Rizzioli, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck.
O polo de fornecedores e a planta fabril vão ocupar uma área de 2 milhões de metros quadrados. A decisão da CNH de construir uma nova fábrica foi tomada em julho de 2011. Estavam na disputa Minas Gerais, São Paulo e a China. Os benefícios oferecidos pelo governo mineiro foram determinantes para a escolha. O governo ofereceu o terreno, água, energia.
Além, disso, há a perspectiva de que em dois ou três anos o Norte de Minas seja produtora de gás natural por meio da exploração da bacia do Rio São Francisco, o que assegurará maior competitividade à fábrica. Segundo o governo, ficou acordado que a CNH dará preferência à mão de obra local e 400 engenheiros serão capacitados para trabalhar na unidade, que deverá iniciar operação em 2014, além de trabalhadores de outras áreas. Somente na fábrica, a geração de empregos, entre diretos e indiretos, somará 2,7 mil profissionais.
A planta de Montes Claros terá uma capacidade instalada de 6 mil tratores por ano e será a segunda da CNH no Estado. Instalada em Contagem, a fábrica foi a primeira do Grupo Fiat no Brasil e produz, desde 1970, máquinas de construção. A unidade tem mais de 1.100 funcionários e fabrica equipamentos para a Case Construction e para a New Holland Construction. A empresa também mantém um campo de provas em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), o Grande Norte e o Vale do Rio Doce são as regiões onde mais cresceram os investimentos privados nos últimos anos. Em 2011, foram anunciados R$ 792,97 milhões em investimentos.

0 comentários: