quinta-feira, março 08, 2012

MULHER DE MONTES CLAROS É A PRESIDENTE DO TSE

Mineira de Montes Claros, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia foi eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e substituirá o ministro Ricardo Lewandowski no mais alto posto da Justiça Eleitoral. O ministro Marco Aurélio Mello será o novo vice-presidente.
Cármen é a primeira mulher a ser eleita presidente TSE. Ela terá um mandato de dois anos, e assume em abril - mas ainda não há data marcada.
Segundo o portal G1, a ministra aproveitou seu primeiro discurso após a eleição para lembrar os 80 anos do voto feminino. Segundo ela, na época, havia pouco mais de 1,5 milhão de mulheres eleitoras. Atualmente, o Brasil possui um eleitorado de 136 milhões de pessoas, das quais 52% são do sexo feminino.
A ministra terá como principal desafio coordenar as eleições municipais de outubro. Ela atua no TSE desde 2009, e foi indicada ao Supremo em 2006, pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Nos julgamentos mais polêmicos deste ano, a ministra defendeu a aplicação da Lei da ficha limpa, e votou a favor da autonomia do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).

0 comentários: