segunda-feira, abril 02, 2012

TUDO SOBRE TREMORES DE TERRA EM MONTES CLAROS

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou uma série de quatro tremores de terra ocorridos durante a madrugada desta segunda-feira, 2 de abril, em Montes Claros/MG. Os estrondos mais fortes – semelhantes a um trovão – puderam ser sentidos por volta das 1h46, 2h20 e 4h18, fazendo tremer muros e janelas, tirando o sono da população de diferentes regiões da cidade.
O 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede no município, informou que recebeu cerca de 300 chamadas de moradores assustados buscando informações sobre o fato, porém não houve deslocamento de equipe para atendimento de ocorrências, nem registro de nenhum dano material ou vítimas.
De acordo com o Observatório da UnB, não foi possível precisar as magnitudes destes abalos pois a estação sismográfica mais próxima, localizada no distrito de Caraíbas, em Itacarambi/MG, no extremo Norte de Minas Gerais, que registra sismos em Montes Claros, não enviou os seus dados para Brasília. Abalos com magnitudes a partir de 1.0 são detectados por esta estação. A localidade de Caraíbas foi manchete nacional em dezembro de 2007, quando um terremoto de 4,9 graus na Escala Richter causou o desabamento de um imóvel, vitimando uma menina de 5 anos, a primeira morte do país provocada por tremor de terra.
 “Considerando o histórico recente de sismicidade observada em Montes Claros e ainda o fato de outras estações próximas ao município não terem registrado estes sismos, podemos estimar uma magnitude máxima de 3.0 na Escala Richter para o maior sismo da sequência”, afirma nota do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
O texto completa que entendimentos vem sendo mantidos entre o Observatório de Brasília, a Secretaria de Defesa Civil do Governo de Minas Gerais e a Universidade de Montes Claros (Unimontes) para a instalação de uma estação sismográfica permanente em Montes Claros.
ÚLTIMOS TREMORES – Somente em 2011, o município sofreu três sismos. O último ocorreu no dia 10 de outubro, de magnitude 2.6 graus. Em 9 de setembro de 2011, houve uma leitura semelhante, de 2.4 graus na Escala Richter, que vai de 1 a 9 pontos. E no dia 5 de março do mesmo ano, a cidade viveu um abalo de 3.2 graus. Nos anos anteriores, também foram registrados outros tremores de terra em Montes Claros.
POSSÍVEL CAUSA DOS SISMOS – De acordo com Lucas Vieira Barros, coordenador geral da equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro, estes tremores em Montes Claros são resultados de acomodações de terras, “quando elas se quebram e se rompem, e as partes espalhadas da falha passam a ocupar uma nova posição de equilíbrio”, explica. “A fonte sísmica está associada com uma falha geológica ativa em Montes Claros, que deve continuar gerando sismos futuros”, completa.
Ele não descarta a possibilidade de que os sismos na cidade possam alcançar magnitudes maiores do que eventualmente vêm sendo registradas. “O que temos verificado é que as magnitudes observadas ao longo do tempo estão por volta de 3. Sismos de magnitude até 4 na Escala Richter não são capazes de produzir danos, mas um pouco maior sim, em função da proximidade do ponto de origem à cidade e a profundidade do foco, principalmente se houver construções de má qualidade”.
DEFESA CIVIL – Matson Malveira, chefe de Defesa Civil Municipal, afirma que os sismos registrados não são motivo de pânico e que o órgão está preparado para orientar a população em situações de urgência (Confira abaixo dicas de como agir em casos extremos). O telefone de plantão é o (38) 3229-3510.
UTILIDADE PUBLICA – DEFESA CIVIL MUNICIPAL
TREMORES DE TERRA, O QUE É E COMO AGIR:
A camada mais superficial da terra – litosfera – divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas que se movimentam lentamente, ocasionando um continuo processo e deformação nas grandes massas de rocha, esta se rompe originando uma falha geológica e acontece o terremoto. Parte da energia acumulada é liberada sob a forma de ondas elásticas que podem se propagar em todas as direções fazendo o terreno vibrar intensamente.
 Esse processo é causador da maioria dos terremotos. Normalmente a ruptura das rochas só acontece em profundidade. Nos sismoS menores, é comum o terreno se deslocar somente alguns centímetros ao longo da falha geológica.
COMO AGIR – Os tremores de terra que afetam nosso território normalmente são superficiais e possuem baixa magnitude; são sentidos em áreas restritas e quase nunca produzem danos materiais  graves. Como os sismos podem acontecer em qualquer lugare a qualquer hora, é bom saber como agir diante deles.
Fora de casa: Vá para áreas livres; Não se aproxime de edifícios, linhas de transmissão de energia, muros, marquises, árvores e monumentos. Não entre em pânico.
Dentro de Casa: Afaste-se de objetos que possam cair, janelas, armários altos e vá para debaixo de uma mesa ou portal; Desligue o gás.
Em locais com muitas pessoas: Não entre em pânico, vá para uma praça.
Em prédios: Durante o sismo, não use elevador ou escada, procure local seguro longe de janelas, armários e arquivos, permaneça calmo e espere por ajuda.
Após o terremoto: Prepare-se para novos pequenos abalos. Só use o telefone em caso de absoluta necessidade e procure informações oficiais, através da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190). (Luís Alberto Caldeira)

0 comentários: